Notícias

Campanha UEL Solidária beneficia famílias, migrantes e ampara estudantes

04 mai 2020 às 12:00

A campanha "UEL Solidária", uma iniciativa de toda a comunidade da UEL (Universidade Estadual de Londrina), realizou diversas ações por causa da pandemia de Covid-19, causada pelo coronavírus. A campanha foi lançada no mês passado, por iniciativa de professores de diferentes Centros de Estudos da Universidade, sendo abraçada por professores do Grupo UEL pela Democracia e membros da Associação de Ex-alunos da UEL (Alumni-UEL).

A coordenação da campanha detalha que com as doações recebidas foi possível: a) apoiar 60 famílias das regiões norte e sul com vale gás, vale compra, cestas básicas e kits de higiene; b) auxiliar duas famílias de migrantes que residem em Londrina; c) amparar nove estudantes da UEL; d) fornecer máscaras de tecidos para a Associação de Mulheres no Jardim Vista Bela; e) disponibilizar 350 máscaras de tecidos para a população que mora na rua e para os que residem provisoriamente nos abrigos montados esse momento da pandemia; e) dar suporte financeiro para o abrigo emergencial que atende idosos que vivem na rua, para gasto com medicamento.


A professora Flávia Fernandes de Carvalhaes, do Departamento de Psicologia Social, que integra a comissão organizadora, faz uma avaliação positiva da campanha "UEL Solidária", por se envolver com a comunidade londrinense. "Uma universidade pública tem esse compromisso, de estar atenta às questões que estão acontecendo na atualidade, de estar próxima e de pensar coletivamente estratégias para lidar com a pandemia." Ela comenta que considera positivo o diálogo da Universidade com as secretarias municipais de Saúde de Assistência Social, para a realização de um trabalho em rede.


Carvalhaes destaca que os objetivos iniciais da campanha foram atendidos, mas afirma que a campanha continua arrecadando recursos para traçar novas estratégias de ajuda a famílias londrinenses desprotegidas. Quem quiser fazer depósito ou transferência, a conta para recebimento de recursos é Agência 3076 (Caixa), conta corrente 7227-8, operação 013. "Para o próximo mês, dependemos do panorama financeiro [da arrecadação] para fazer esse planejamento".


Novas demandas


A professora Ana Patrícia Pires Nalesso, chefe do Departamento de Serviço Social, afirma a cada dia surgem novas demandas e muitas famílias ainda não conseguiram se inscrever para receber benefícios do governo. "Há uma demanda crescente de famílias que passaram a precisar de benefício agora, como as famílias das diaristas e de motoristas de aplicativo. Essas famílias não constavam dos cadastros do serviço social das UBS e agora passam a precisar de contribuições".

Martha Celia Ramirez Galvez, professora do Departamento de Ciências Sociais ressalta a necessidade de as pessoas continuarem a contribuir com a campanha "UEL Solidária". "É necessário as pessoas continuarem a contribuir. Além das demandas aumentarem - outros grupos estão nos procurando como o de imigrantes. É preciso ter consciência que essa crise está se agravando e, com isso, o impacto social vai sendo maior".


Continue lendo