Notícias

Campanha UEL Solidária recebe doação de livros e material escolar

24 jul 2020 às 17:28

A Campanha UEL Solidária, realizada junto à comunidade interna da Universidade Estadual de Londrina, recebeu na quinta-feira (23), no período da tarde, doação de livros e material escolar do BSGI (Associação Brasil Soka Gakkai Internacional). São 200 livros e 200 kits de material escolar, compostos por caderno, caneta, lápis, borracha e caixa de lápis de cor.

O responsável pela BSGI Sub Norte do Paraná, Carlos Yamada, afirma que a associação em Londrina participa com alegria do projeto UEL Solidária. "A BSGI defende a paz, cultura e educação e temos o compromisso de valorizar a vida, que é uma joia única e preciosa", afirma Carlos Yamada. "[A entidade] promove ações diversificadas e efetivas ultrapassando qualquer tipo de discriminação."


Em nível mundial, a SGI foi fundada em 1930. No Brasil, a associação foi constituída em 1960, por Daisaku Ikeda. Carlos Yamada ressalta os laços de parceria e amizade que a associação mantém com a UEL. Em abril de 2004, a Universidade concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao fundador da associação no Brasil. Carlos Yamada cita o que significa a educação para Daisaku Ikeda.


A professora Márcia Rorato, do Departamento de LEM (Letras Estrangeiras Modernas), do CCH (Centro de Letras e Ciências Humanas), afirma que o material arrecadado (livros, cadernos, caixas de lápis de cor, entre outros) - antes de ser repassado a famílias atendidas pela campanha UEL Solidária - é higienizado e fica armazenado por três semanas, seguindo orientação para prevenção ao coronavírus.


A Campanha é realizada desde o início da pandemia de Covid-19, com arrecadação de recursos para distribuição de kits de limpeza, cestas básicas, vale-gás e máscaras. O projeto tem a participação de professores e estudantes de diversos Centros de Estudos da UEL. Já foram realizados atendimentos a famílias junto a moradores do Vista Bela, na região norte, e no Jardim Franciscato, na região sul.

Além disso, a campanha - articulada com outros projetos da Universidade - atende pessoas em situação de rua e famílias de forma continuada. As doações - em qualquer quantia - podem ser realizadas por meio de depósito ou transferência bancária para uma conta na Caixa (Agência 3076, C/C 7227-8, operação 013), CPF 514.168.081-91.


Continue lendo