Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prejuízo

Cancelamento do programa Idioma Sem Fronteiras atinge UEL

Redação Bonde com Agência UEL
11 mai 2019 às 11:14
- Saulo Ohara/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Comunicado enviado nesta quinta-feira (9) pela Secretaria de Educação Superior (SESU), do Ministério da Educação, aos 54 coordenadores do Programa Idioma Sem Fronteiras (ISF), oficializou o corte das bolsas do programa, criado oficialmente em 2012 para auxiliar universitários a terem acesso aos programas de mobilidade, fomentando a internacionalização nas Instituições de Ensino.


Na UEL foram cortadas seis bolsas oferecidas aos professores de inglês, já que as turmas dos idiomas de Italiano, Espanhol e Português para estrangeiros eram realizadas de forma voluntária pelos instrutores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo comunicado do governo federal, as bolsas dos coordenadores estão suspensas a partir deste mês, como adequação ao Decreto 9.741/19, que dispõe sobre a programação orçamentária e financeira e estabelece o cronograma mensal de investimentos da União. Professores bolsistas de cursos presenciais terão assegurados os pagamentos até o final das atividades das turmas, previstas para o próximo mês.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


De acordo com a coordenadora geral do programa na UEL, professora Marluce Fagotti de Paiva, desde setembro de 2017 o ISF mantinha seis professores bolsistas e dois coordenadores remunerados. Também integravam o programa quatro coordenadores dos idiomas Espanhol, Português para estrangeiros e Italiano. De acordo com a coordenadora geral, as atividades foram cortadas para o idioma inglês, sendo que o programa permanece para os demais idiomas.

Publicidade


Neste período de atividades a UEL ofertou 122 turmas de Inglês em mais de 20 cursos diferentes, além de outras 19 turmas dos outros idiomas. Ao todo foram atendidos 1.771 estudantes e oferecidos 2.903 exames de TOEFL (Test of English as a Foreign Language), que avalia o potencial individual de falar e entender o inglês em nível acadêmico.


O comunicado surpreendeu a coordenadora geral, que define os resultados como bastante positivos numericamente. Neste tempo de atividades, o Idioma Sem Fronteiras criou internamente uma cultura de que é necessário realizar o teste TOEFL para que o universitário tenha uma classificação internacional quanto ao seu nível de idioma.

Publicidade


Ela chama a atenção também para o fato de o programa preparar o estudante do curso de Letras para o ensino em nível acadêmico. A experiência destes alunos e dos professores deverá em breve ser registrada em quatro livros que deverão relatar o resultado da produção pedagógica em Língua Inglesa.


Uma das bolsistas que atuavam é a estudante do 4º ano de Letras/Inglês, Letícia Mito Faria, de 21 anos, que não esconde o impacto com o fim do programa. Ela explica que a Universidade perde uma atividade bastante rica, de ensino e aprimoramento de idiomas para fins acadêmicos.

A jovem afirma que além das aulas, os bolsistas criaram um material didático específico para as aulas e atividades em sala. A partir do final das atividades, ela pretende enviar currículos em escolas particulares, em busca de novas oportunidades de trabalho.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade