Notícias

Candidatos devem se preparar para novo modelo de prova da UEL

15 fev 2021 às 09:31


Serão 50 questões (36 de Conhecimentos Gerais, dez de Língua Portuguesa e Literatura e quatro de Língua estrangeira) e uma redação para resolver em cinco horas de prova. A pandemia exigiu que a UEL (Universidade Estadual de Londrina) remodelasse o Vestibular 2021 e reduzisse o processo seletivo de duas fases e três dias para fase única em um dia. Apesar das alterações, a UEL mantém rigor na elaboração da prova, por isso, candidatos devem se preparar para enfrentar essa configuração excepcional do concurso.

A UEL tem um histórico de provas com alto nível de exigência, com base no currículo do Ensino Médio e buscando selecionar o candidato que esteja alinhado com o que a universidade espera. "É uma tarefa muito difícil condensar todo o conhecimento introduzido na educação básica em 50 questões. Então, os elaboradores da prova selecionaram os pontos essenciais para esse processo, pois não é uma prova de medir conhecimento, nosso objetivo é fazer uma classificação do perfil do candidato que a universidade espera, que é o aluno que tenha autonomia e leitura de mundo”, afirma Sandra Garcia, coordenadora da COPS (Coordenadoria de Processos Seletivos), da UEL.


O modelo aplicado no Vestibular da UEL 2021 é um modelo excepcional e ainda não há discussões se deve se manter nesse formato nos próximos anos. Por conta da pandemia e da condensação do formato, a coordenadora conta que o processo de seleção foi prejudicado. "Todas as nossas atividades estão prejudicadas, todas as áreas foram prejudicadas, a gente tenta fazer o máximo possível para que o estudante seja respeitado. A gente está tentando fazer com que esta seja uma prova que vai dialogar com as condições do estudante para um processo de seleção que seja justo”, comenta a coordenadora.

Saiba mais em: https://www.folhadelondrina.com.br/folha-vest/candidatos-devem-se-preparar-para-novo-modelo-de-prova-da-uel-3058616e.html


Continue lendo