Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Carretas do Conhecimento Digital começam atividades em abril

Redação Bonde com AEN
26 mar 2021 às 15:12
- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A parceria entre Governo do Paraná, Volkswagen do Brasil e Senai-PR ganha um novo capítulo em 2021. A partir de 12 de abril começam as atividades do projeto Carretas do Conhecimento Digital, voltado ao desenvolvimento social e educacional por meio da oferta de cursos profissionalizantes.


Desde 2019, a Volkswagen do Brasil e a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho executam o projeto Carretas do Conhecimento. Para este primeiro semestre de 2021, em virtude da pandemia, as atividades que aconteciam em carretas propriamente ditas serão predominantemente online. A depender do cenário, 100% das atividades ocorrerão a distância, com os alunos assistindo às aulas de casa e o professor ministrando os cursos ao vivo, de dentro da carreta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Encerramos 2020 como o segundo estado que mais abriu novas vagas com carteira assinada e começamos 2021 com recorde histórico na geração de empregos. Isso é fruto de parcerias com a iniciativa privada, como esse projeto com a Volkswagen do Brasil, e de um trabalho de orientação das Agências do Trabalhador. A formação profissional melhora as possibilidades de contratação no mercado de trabalho. Com a adaptação ao formato digital vamos ainda mais longe", destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Saiba mais

Embratur terá 80 vagas em primeiro concurso após virar agência

Imagem de destaque
Conhecimento e diversão

Estudantes de Londrina e região marcam presença no Parque de Exposições


"Esta é mais uma iniciativa de responsabilidade social que fortalece a relação da Volkswagen do Brasil com a população do Paraná. Neste contexto de pandemia, o projeto Carretas do Conhecimento será realizado em versão digital, oferecendo cursos profissionalizantes semipresenciais para incentivar a empregabilidade e o empreendedorismo em comunidades. Com isso, esperamos contribuir para a retomada da atividade econômica e a inclusão social dos cidadãos paranaenses, sem descuidar dos protocolos de saúde durante a pandemia”, afirmou Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Publicidade


Carretas – Cada estrutura é como se fosse uma escola móvel com infraestrutura completa para cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional. Os novos estudantes também receberão chips 4G para garantir acesso à internet, mesmo daquele que não dispõe de conexão em casa.


O projeto prevê, ainda, a possibilidade de um formato semipresencial, desde que as condições sanitárias permitam. Nesse caso, as aulas teóricas – que correspondem a 75% do curso – continuarão a ser online. Já as atividades práticas serão feitas nos laboratórios das escolas fixas do Senai nas 30 localidades selecionadas, respeitando rígidos protocolos de saúde, como testes de Covid-19, medição de temperatura, uso de máscaras e álcool em gel e distanciamento social.

Publicidade


Entre as nove opções oferecidas, estão cursos nas áreas de mecânica automotiva, panificação, costura e informática, entre outras. As aulas têm início previsto para 12 de abril e as matrículas estão sendo realizadas pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, em parceria com as 19 prefeituras participantes.


O projeto começa por Curitiba, onde as inscrições ainda estão abertas, Ponta Grossa e São José dos Pinhais. Em maio migrará para Campo Largo, Colombo, Paranaguá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Palmas. No segundo semestre mais municípios serão atendidos. Acesse a página da Secretaria para mais informações e inscrições.

Publicidade


Parceria – Esse apoio é uma das contrapartidas do Protocolo de Intenções firmado pela empresa com o Governo do Paraná em 2013, por meio de programa para favorecer a atração de novas empresas e indústrias, que viabilizou a realização de investimentos na fábrica de São José dos Pinhais. No dia 24 de fevereiro, também como parte deste protocolo, foi inaugurado o Centro de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Erasto Gaertner.


Carlos Valter Martins Pedro, presidente do Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Paraná), entidade à qual o Senai-PR está ligado, ressalta que o projeto mostra a responsabilidade que o setor industrial tem com a capacitação profissional dos paranaenses. "Iniciativas como esta da Volkswagen do Brasil comprovam o compromisso da indústria com a geração de oportunidades para a população. O fato de o Senai-PR ter sido escolhido para operacionalizar esse projeto é motivo de orgulho para nós e um reconhecimento da qualidade do ensino técnico que ofertamos”, afirmou.

Para o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, significa uma chance de escrever uma boa história no mercado de trabalho. "Qualificação profissional é uma das chaves do sucesso para garantir um emprego. Aumenta o currículo, renova a autoestima. Esse é um projeto revolucionário", arrematou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade