Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Cientistas da UFRJ demonstram preocupação com geosmina em água no Rio

Redação Bonde com Agência Brasil
13 abr 2021 às 15:29
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um grupo de cientistas da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) demonstrou preocupação com a continuidade da presença da substância geosmina na água distribuída pela Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) aos 9 milhões de clientes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Desde o verão de 2020, os consumidores têm percebido o sabor e o odor parecidos com os de terra na água distribuída.


Embora a qualidade da água tenha melhorado nos meses chuvosos ao longo de 2020, pela diluição natural do elemento na água captada pela Cedae junto ao Rio Guandu, novamente o fenômeno voltou a se manifestar no verão de 2021 e perdura durante o início do outono. Os pesquisadores da UFRJ recomendaram diversas medidas para diminuir o problema.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre as sugestões, destaca-se o investimento em ações de longo prazo, pois os cientistas afirmam que é grande a probabilidade de o problema vir a ocorrer novamente em um futuro próximo. O destaque é o investimento em projetos de saneamento básico e tratamento de esgotos. A água captada pela Cedae na Estação de Guandu passa antes por diversos municípios, a maioria deles sem tratamento na descarga de efluentes, tanto de esgotos residenciais quanto de material liberado por indústrias instaladas às margens dos rios da região.

Leia mais:

Imagem de destaque
Via Rural Smart Farm

UEL apresenta Ensino, Extensão, Inovação e serviços na ExpoLondrina 2024; veja a programação

Imagem de destaque
Prazo prorrogado

Taxa de inscrição do concurso da Caixa deve ser paga até 5 de abril

Imagem de destaque
De 1 a 5 anos de idade

CEI da região oeste de Londrina ganha projeto de ensino bilíngue para crianças

Imagem de destaque
"Cabeça Dinossauro"

Vestibular UEL: álbum dos Titãs que traz críticas à sociedade no pós-ditadura é obrigatório


"Projetos de saneamento básico e tratamento de esgotos são fundamentais e precisam ser implantados, sendo necessário também mensurar a eficiência desses processos. Esse problema crônico tem reflexos altamente negativos na economia e na saúde pública, e está diretamente relacionado com a perda da qualidade da água de nossos mananciais, aumentando o risco e a vulnerabilidade das populações humanas”, alertaram os pesquisadores.

Publicidade


Segundo eles, em caráter emergencial, outras alternativas de tratamento da água também devem ser consideradas, como oxidação avançada ou uso de carvão ativado, que jogado à água captura moléculas poluidoras.


Cedae - Procurada para se manifestar sobre a preocupação externada pelos cientistas da UFRJ, a Cedae respondeu, em nota, que a presença da geosmina na água não causa nenhum dano à saúde do consumidor. Contudo, reconheceu que, mesmo em pequenas quantidades, pode alterar o gosto e o cheiro.

Publicidade


Para eliminar estas alterações, a empresa informou que vem adotando, desde 2020, uma série de ações, como a aplicação de argila lantânica na chamada Lagoa Grande, formada antes da captação da água na Estação do Guandu, e a aplicação de carvão ativado na entrada de água da estação.


Referente ao elemento lantânio, que é lançado à água para sequestrar o fósforo presente, decorrente da poluição e que alimenta as algas que produzem a geosmina, a Cedae disse que o lantânio não é um material pesado e que a concentração utilizada não causa mal à saúde pública.

A companhia sustentou que a solução definitiva para o problema será a construção de uma barragem, com prazo de execução de dois anos, para separar a água do Rio Guandu dos rios Ipiranga, Queimados e Poços, mais poluídos, a um custo aproximado de R$ 132 milhões. De acordo com a Cedae, a licitação da obra está marcada para o dia 1º de junho próximo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade