12/05/21
PUBLICIDADE
Veja o que mudou

Concursos na pós-pandemia: bancas revelam novo protocolo para provas

Divulgação
Divulgação


Logo no início de 2020, a pandemia do novo coronavírus assolou o mundo inteiro e adiou planos, viagens, eventos e concursos. Apesar disso, editais continuaram saindo e algumas seleções por análise curricular, sem provas presenciais, principalmente para vagas temporárias para a área da saúde, também não pararam de acontecer.


Após quase cinco meses de isolamento social no Brasil, estados e cidades começaram a flexibilizar alguns setores, e as bancas de concursos têm acompanhado e se concentrado no preparo de todos os cuidados e medidas necessárias para, em breve, realizar novas provas – algumas já com datas marcadas.

As Forças Armadas Brasileiras, por exemplo, após meses de adiamento, contam com exames agendados para os meses de agosto, setembro e outubro. A seleção para diplomatas também está com provas marcadas para o dia 30 de agosto em todas as capitais brasileiras.

O Ministério Público de Goiás, por sua vez, já realizou a etapa de exame psicológico no dia 17 de maio, enquanto as medidas ainda encontravam-se restritivas. O Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), banca responsável pela prova, conta que no local da avaliação foi disponibilizado álcool 70%, sabão líquido e papel-toalha nos banheiros. O distanciamento social, segundo a banca, também foi seguido à risca pelos candidatos.

A experiência no meio da pandemia serviu como base para a banca, que realiza muitos concursos de âmbito nacional, estudar e planejar os procedimentos que serão utilizados e que podem ser melhorados para as próximas vezes.

"Por ser a nossa primeira aplicação durante a pandemia, redobramos a atenção e a cautela na tomada de decisões. Uma das novidades foi elaborar um manual especificamente para os candidatos, indicando todos os protocolos que eles e nós iríamos seguir, para que a fase ocorresse com segurança", diz o diretor de operações, Jorge Amorim.

O Cebraspe já tem provas marcadas para os dias 6 de setembro, 18 de outubro e 8 de novembro na aplicação da fase escrita dos certames do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), respectivamente.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), tradicional banca de concursos espalhados pelo país inteiro, também informou quais medidas tomará com a retomada das provas. Segundo a FGV, lugares amplos e arejados serão prioritariamente escolhidos para a aplicação dos exames, com disponibilização de álcool em gel 70% e papel-toalha descartável para o uso de candidatos e funcionários.

A permanência no local só será permitida mediante o uso de máscaras, que será conferido pela equipe logo na entrada, onde também será distribuído o equipamento de proteção individual para os desprevenidos. Haverá higienização do local e de superfícies antes e ao término de cada etapa, bem como o cuidado com a ventilação, especialmente nas salas de aplicação. Aglomerações de candidatos nos corredores também não serão permitidas.

A VUNESP (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista) também relatou em nota que já estabeleceu um protocolo contra a Covid-19 para as aplicações de provas assim que o retorno for permitido pelo poder público. A banca ressalta ainda que estará sempre em atualização para novas normas sanitárias que forem estabelecidas e que todas as recomendações feitas pelos órgãos responsáveis serão seguidas, incluindo o uso de máscara e distanciamento social.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
Baixe o documento completo!

Nova edição do fanzine para crianças Era uma Zine está no ar

11 MAI 2021 às 17h50
Rede Estadual do Paraná

Tecnologias da Celepar ajudam a monitorar o retorno às aulas presenciais

11 MAI 2021 às 17h46
Não deixe de fazer exercícios!

Inatividade aumenta mortes por doença cardiovascular na pandemia, aponta estudo da USP

11 MAI 2021 às 17h35
Confira!

Prefeitura de Londrina divulga homologação do resultado final do Teste Seletivo 35/2021

11 MAI 2021 às 17h10
Infraestrutura dos municípios

Paraná libera quase R$ 1 milhão para projeto da UEL de apoio à região de Londrina e pesquisa da seda

11 MAI 2021 às 16h35
Confira o evento completo!

Museu Histórico de Londrina divulga programação dentro da 19ª Semana Nacional de Museus

11 MAI 2021 às 16h08
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados