Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Consulta pública

Eleição para diretores dos colégios estaduais do Paraná será em 7 e 23 julho

Redação Bonde com AEN-PR
18 jun 2021 às 11:48
- José Fernando Ogura/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As eleições (consultas públicas) de diretores e diretores auxiliares das instituições estaduais de ensino serão nos dias 7 e 23 de julho. Cerca de 1,7 mil colégios do Paraná vão participar do processo.


A Comissão Consultiva Central já foi montada, assim como as Comissões Consultivas Regionais pelos 32 NREs (Núcleos Regionais de Educação) e as Comissões Consultivas Locais das escolas através de reuniões virtuais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Responsável pelo planejamento, organização e execução do processo da eleição nas instituições de ensino, a comissão consultiva local é composta por oito membros: dois representantes legais dos alunos não votantes (pai, mãe ou responsável legal), dois representantes de professores, dois representantes de funcionários e dois representantes de alunos votantes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Exército abre concurso público com 163 vagas na área da saúde

Imagem de destaque
Tempo indeterminado

Servidores federais de educação iniciam greve na quarta-feira

Imagem de destaque
Estímulo à criatividade

Menino de 7 anos empresta mais de 300 livros na Biblioteca Infantil de Londrina

Imagem de destaque
Alterações

MEC quer rapidez para votar novo ensino médio no Senado, e estados veem tempo curto


Participam das eleições cerca de 1,7 mil dos mais de 2,1 mil colégios da rede. Ficam de fora os Colégios Cívico-Militares, os de Educação Integral, as instituições de ensino das Comunidades Indígenas e Quilombolas, as cedidas ou alocadas em instituições religiosas e os Colégios da Polícia Militar do Paraná, que têm outros processos específicos para a escolha dos diretores.

Publicidade


Anteriormente marcada para dezembro de 2020, a eleição não aconteceu devido a uma liminar da Justiça e a Secretaria, então, prorrogou os mandatos dos gestores que terminariam no fim de 2020 até 9 de julho de 2021.


Datas: A eleição está marcada para o dia 7 de julho, das 8h às 21h. Já o segundo turno – onde for necessário – será no dia 23 de julho.

Publicidade


Forma: A eleição vai acontecer por plataforma digital e cédulas impressas, mas cada escola deveria optar por uma opção.


A comissão local informou a forma escolhida pela escola para o pleito – quase 75% das instituições optaram pelo método impresso. Por este meio, a eleição será de forma presencial por meio de cédulas de votação nas instituições de ensino que assim optarem.

Nas instituições de ensino que escolheram a forma digital, a eleição será inteiramente virtual, através de uma plataforma da Seed-PR. O voto poderá ser protocolado em dispositivos conectados à internet do próprio votante ou presencialmente, nos computadores da escola. Neste formato, os votantes de cada instituição de ensino receberão por e-mail ou por SMS um token pessoal e intransferível que dará acesso à página de votação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade