Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Consultoria Ambiental

Empresa Júnior da UEL auxilia empresas a fazer Plano de Gerenciamento de Resíduos

Redação Bonde com Agência UEL
21 jul 2021 às 14:47
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você sabe o que é PGRS? É o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, documento técnico que permite a uma empresa comprovar a capacidade de gerir todos os resíduos produzidos por ela de forma ambientalmente correta, a partir da adoção de práticas para a segregação, coleta, transporte, reciclagem e destinação. E a Bioma Consultoria Ambiental, a Empresa Júnior de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina) oferta o serviço de elaboração do PRGS para pequenas e médias empresas de Londrina e região.


Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010), os estabelecimentos geradores de resíduos sólidos são responsáveis pelo gerenciamento adequado dos resíduos, portanto, são obrigados a adotar o PGRS. O órgão ambiental municipal é responsável pela fiscalização das empresas, exigindo o Plano, mas cada município tem regulamento próprio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a aluna do curso de Ciências Biológicas Marina Batochio, assessora de marketing da Bioma Consultoria Ambiental, geralmente as empresas contratam o serviço terceirizado para realizar a emissão do PGRS, com base no regulamento municipal vigente. Ela explica que é necessário fazer a tipologia e calcular a quantidade gerada de cada tipo de resíduo, bem como a indicação da forma correta para o manejo.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Para gerar o PGRS também são definidos procedimentos e medidas para o controle correto dos resíduos, já que, uma vez aplicado deverá minimizar os impactos ambientais. Com esse documento, segundo Mariana, além de estar dentro da lei, as empresas também demonstram que os processos produtivos são manejados para evitar grandes poluições e problemas para saúde das pessoas.

Publicidade


As empresas que não cumprirem a solicitação do PGRS, poderão sofrer penalidades, entre elas, multa ou reclusão de até três anos dos responsáveis pela empresa, além da perda da licença de operação.


Bioma - A Bioma Consultoria Ambiental é a Empresa Júnior de Ciências Biológicas da UEL, orientada por docentes da instituição que auxiliam na manutenção da qualidade dos serviços oferecidos. A equipe oferta consultoria ambiental, educação ambiental, plano de arborização urbana e evento sustentável. Para mais informações sobre a Bioma Consultoria e seus serviços, acesse o site (aqui), ou confira o Facebook e o Instagram da empresa júnior.

Há 15 anos no mercado, a Bioma Consultoria Ambiental oferece serviços sustentáveis de ótima qualidade a um baixo custo, contribuindo para a formação de futuros biólogos capacitados e competentes. A missão é reconectar a sociedade à natureza de forma empreendedora, inovadora e consciente, tendo como referência projetos sustentáveis.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade