30/07/21
PUBLICIDADE
Consultoria Ambiental

Empresa Júnior da UEL auxilia empresas a fazer Plano de Gerenciamento de Resíduos

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Você sabe o que é PGRS? É o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, documento técnico que permite a uma empresa comprovar a capacidade de gerir todos os resíduos produzidos por ela de forma ambientalmente correta, a partir da adoção de práticas para a segregação, coleta, transporte, reciclagem e destinação. E a Bioma Consultoria Ambiental, a Empresa Júnior de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina) oferta o serviço de elaboração do PRGS para pequenas e médias empresas de Londrina e região.

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010), os estabelecimentos geradores de resíduos sólidos são responsáveis pelo gerenciamento adequado dos resíduos, portanto, são obrigados a adotar o PGRS. O órgão ambiental municipal é responsável pela fiscalização das empresas, exigindo o Plano, mas cada município tem regulamento próprio.

De acordo com a aluna do curso de Ciências Biológicas Marina Batochio, assessora de marketing da Bioma Consultoria Ambiental, geralmente as empresas contratam o serviço terceirizado para realizar a emissão do PGRS, com base no regulamento municipal vigente. Ela explica que é necessário fazer a tipologia e calcular a quantidade gerada de cada tipo de resíduo, bem como a indicação da forma correta para o manejo.

Para gerar o PGRS também são definidos procedimentos e medidas para o controle correto dos resíduos, já que, uma vez aplicado deverá minimizar os impactos ambientais. Com esse documento, segundo Mariana, além de estar dentro da lei, as empresas também demonstram que os processos produtivos são manejados para evitar grandes poluições e problemas para saúde das pessoas.

As empresas que não cumprirem a solicitação do PGRS, poderão sofrer penalidades, entre elas, multa ou reclusão de até três anos dos responsáveis pela empresa, além da perda da licença de operação.

Bioma - A Bioma Consultoria Ambiental é a Empresa Júnior de Ciências Biológicas da UEL, orientada por docentes da instituição que auxiliam na manutenção da qualidade dos serviços oferecidos. A equipe oferta consultoria ambiental, educação ambiental, plano de arborização urbana e evento sustentável. Para mais informações sobre a Bioma Consultoria e seus serviços, acesse o site (aqui), ou confira o Facebook e o Instagram da empresa júnior.

Há 15 anos no mercado, a Bioma Consultoria Ambiental oferece serviços sustentáveis de ótima qualidade a um baixo custo, contribuindo para a formação de futuros biólogos capacitados e competentes. A missão é reconectar a sociedade à natureza de forma empreendedora, inovadora e consciente, tendo como referência projetos sustentáveis.
Redação Bonde com Agência UEL
PUBLICIDADE
Continue lendo
Maioria não toma precauções!

O jovem está se preparando para aposentar? Especialista dá dicas para ter uma previdência tranquila

30 JUL 2021 às 15h42
Acompanhe pelo YouTube!

Seminário gratuito sobre Paulo Freire reúne professores e pesquisadores da educação

30 JUL 2021 às 15h20
Hora de se preparar!

Ano letivo 2021 da UEL em formato remoto começa segunda-feira com recepção aos ingressantes

30 JUL 2021 às 15h14
Não esqueça!

Prazo para solicitar recurso de atendimento especializado no Enem termina nesta sexta-feira

30 JUL 2021 às 14h24
Falta de incentivo

'Apagão' no Lattes traz prejuízos a pesquisadores e é alvo de críticas

30 JUL 2021 às 10h55
Até 23h59

Inscrições para o Fies 2021.2 terminam nesta sexta-feira

30 JUL 2021 às 10h32
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados