Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pequenos e médios produtores

Empresa Júnior de Agronomia da UEL oferece consultoria técnica em prevenção de pastagens degradadas

Redação Bonde com Agência UEL
13 jul 2021 às 16:55
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Empresa Júnior do curso de Agronomia da UEL (Universidade Estadual de Londrina) – CCA (Centro de Ciências Agrárias) – Consoagro – consultoria e soluções em Agronomia – oferece consultoria para pequenos e médios produtores rurais de Londrina e região. A equipe auxilia na prevenção da degradação das pastagens, problema que causa a queda acentuada e contínua da produtividade.


De acordo com a equipe da Consoagro, é possível escolher o melhor manejo para a pastagem, com o objetivo de prevenir a degradação. O foco é evitar que áreas de pastagens sejam utilizadas abaixo do potencial esperado. Eles explicam que a pastagem é considerada degradada quando os animais começam a ter perda de peso e baixa produção de leite, por exemplo. Outros fatores que podem levar à identificação de um pasto em degradação são solos sem vegetação, além da grande quantidade de plantas daninhas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como reverter a degradação? - A reversão da degradação é possível com técnicas de manejo apropriadas. A consultoria da Consoagro auxilia na reversão da pastagem degradada, com medidas que podem barrar o processo de degradação da área.

Leia mais:

Imagem de destaque
Curiosidade

Desenho do coração pode ter se originado de moldes rudimentares, sugere estudo

Imagem de destaque
Fique atento

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada

Imagem de destaque
Não perca!

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem 2024 acaba nesta sexta (26)

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar


Segundo eles, a primeira delas é a renovação direta, que consiste em recompor a produtividade da pastagem e da cobertura do solo pelas forrageiras, isto é, plantas que protegem o solo e servem de alimento para os animais. Também é necessário o controle das plantas daninhas, junto com o ajuste da fertilidade do solo. Nesse processo pode não ser preciso interromper o uso da pastagem, mas se caso for necessário, o período é de 30 dias.

Publicidade


A segunda maneira é a renovação, que além da correção da fertilidade do solo, é feito o replantio das forrageiras, sendo preciso fazer nova formação de pasto. O uso da área precisa ser interrompido por 90 dias. No entanto, conforme observa a equipe da Consoagro, a renovação pode custar até três vezes mais do que a recuperação. A renovação indireta (ou recuperação) faz parte da formação da pastagem, com o plantio de lavoura, lavoura mais floresta ou somente floresta. Vale ressaltar que a últimas opção exige mais investimento em um pequeno espaço de tempo, mas normalmente tem maior possibilidade de retorno financeiro.


Prevenção - O manejo preventivo é a forma mais eficiente para evitar a degradação da pastagem. Para a consultoria júnior, quando feito de forma profissional, regulando o número de animais por área de pasto, somados à análise periódica do solo (fertilidade) e controle das pragas e plantas daninhas, o resultado é uma pastagem produtiva na propriedade rural. Com a implementação do manejo preventivo, o produtor garante a produtividade da pastagem e evita perda ambiental, social e financeira.

Publicidade


Mais informações sobre os serviços ofertados pela Consoagro podem ser obtidas pelo telefone (43) 99991-9290. A rede social de contato é @Consoagro.


Consoagro - A Empresa Júnior de Agronomia da UEL, Consoagro – consultoria e soluções em Agronomia JR – foi fundada em 2008, com o objetivo de levar ao produtor soluções inovadoras e criativas na busca de resultados positivos.


A equipe oferece outros tipos de serviços – paisagismo, acompanhamento de safras, viabilidade econômica, planejamento e implantação de culturas, planejamento conservacionista, manejo integrado de pragas – soja e milho.

Além da oferta de inúmeros serviços ligados às áreas das ciências agrárias, a Consoagro é espaço de aprendizagem e capacitação profissional para os alunos do curso de Agronomia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade