Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rede municipal

Encerra amanhã o prazo para matrícula escolar

Redação Bonde com N.Com
13 nov 2018 às 16:51

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que encerra, nesta quarta-feira (14), o prazo para a efetivação da matrícula escolar na rede municipal de ensino, para crianças que vão cursar do P4 ao 1º ano, no ano letivo de 2019. A data não será prorrogada. Até o momento, apenas 55% dos pais ou responsáveis pelas crianças confirmaram a matrícula, sendo que aqueles que perderem o prazo deverão procurar em 2019, na busca por vagas remanescentes.

O gerente de Matrícula e Documentação Escolar da SME, Junior Cesar Dias de Jesus, explicou que os pais precisarão aguardar até a segunda quinzena de janeiro para ir até a sede da Secretaria de Educação buscar uma nova vaga ou a partir de fevereiro em uma das sedes das unidades escolares do município. "A procura está muito abaixo do esperado, mesmo com toda a divulgação que foi realizada nos diversos meios de comunicação e o prazo encerra amanhã. É importante lembrar que se houver divergência entre a unidade escolar constante na carta-matrícula e aquela desejada pela família, mesmo assim os pais devem efetivar a matrícula para garantir a vaga e na próxima semana procurar a SME para buscar o remanejamento da criança para outra escola ou CMEI", disse.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para efetivar a matrícula é preciso se deslocar até a unidade escolar municipal que consta na Carta-Matrícula, retirada pelos pais e responsáveis em outubro desse ano. No mesmo comprovante estão listados todos documentos que devem ser apresentados para a efetivação da matrícula escolar de 2019. Entre eles estão: originais e fotocópias da Certidão de Nascimento da criança; atestado de que a vacinação da criança está em dia (ele pode ser obtido gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde e não é a "carteirinha de vacinação") e os comprovantes recentes de residência, como as contas de luz (Copel) e de água (Sanepar).

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Sisu 2025 terá cotas para estudantes de áreas rurais

Imagem de destaque
Entenda

Evangélicos jogam menos na Mega-Sena, e adesão a bets é igual, mostra Datafolha

Imagem de destaque
Conhece todas?

'Demure' é eleita a palavra do ano por dicionário online; veja lista completa

Imagem de destaque
Diz InCor

75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo


Com a papelada em mãos os pais e responsáveis conseguem garantir a vaga da criança na escola municipal, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ou na instituição filantrópica (CEI). A escolha pela unidade escolar onde a criança estudará em 2019 deu-se segundo critérios de georreferenciamento. Isso significa que os técnicos da Secretaria de Educação buscaram alocar o aluno o mais próximo de sua residência possível. Os pais que perderem o prazo não terão necessariamente à disposição o critério de proximidade, pois a matrícula dependerá das vagas que restarem.

Em 2018, houve um aumento na procura pelas vagas na rede municipal de ensino, se comparado com o ano anterior. Em 2017, foram cadastradas menos de 12 mil crianças e agora este número subiu para 14.200 alunos. A carta-matrícula foi entregue de 23 a 26 de outubro. Somente a busca por ela não é suficiente para efetivar a matrícula da criança, visto que é necessária a entrega de toda a documentação citada na carta. Aqueles que tiverem dúvidas a respeito da documentação podem telefonar para a Secretaria Municipal de Educação, das 8h às 18h, nos telefones de contato (43) 3375-0235 ou (43) 3375-0236.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo