Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Rede Estadual

Escolas recebem pais e alunos para orientações sobre ensino híbrido

Redação Bonde com AEN
24 fev 2021 às 14:43
- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Entre os dias 20 e 27 de fevereiro, escolas estaduais de todo o Paraná estão abertas para receber pais e familiares de estudantes da Rede Estadual de Educação para mais uma etapa de orientação sobre o início do ano letivo híbrido. O treinamento apresenta aos responsáveis as adaptações e protocolos de biossegurança que serão adotados pelas instituições a partir de 1º de março. Estudantes também serão recebidos nas unidades a partir desta quarta-feira (24), até sexta (26), para as mesmas orientações.


As ações fazem parte de um cronograma de capacitações e instruções iniciado em 11 de fevereiro, quando profissionais das escolas se reuniram para entender melhor o sistema híbrido e o atendimento aos estudantes. Além da visita às escolas, a secretaria estadual da Educação já promoveu capacitação para o novo Registro de Classe Online 2.0 (sistema de registro de frequência e notas de estudantes) e sobre protocolos de biossegurança para funcionários dos colégios.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cada comunidade escolar pode organizar a recepção aos pais e responsáveis dentro dos próprios cronogramas. Em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia promoveu a orientação nesta terça-feira (23), com os familiares dos estudantes do 1° ano do Ensino Médio. Cerca de 30 responsáveis estiveram na instituição durante a manhã e puderam tirar dúvidas sobre como a escola se organizou para o retorno presencial.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


Para Valdacir Ramão, pai de um estudante que acaba de entrar no CEEP Newton Freire Maia, o protocolo de biossegurança foi bem construído. "O protocolo está muito bem montado, mas existe bastante responsabilidade também do estudante em respeitar a orientação que ele recebe”, diz.

Publicidade


Ramão comenta que os pais se envolveram no processo de elaboração do protocolo e elogia a organização da escola. "Em todas as unidades escolares foi formada uma comissão e há um diretor responsável. Então, nós nos sentimos seguros e estamos cientes de que, percebendo algum tipo de problema, a gente tem a responsabilidade de colaborar com o processo”.


A diretora pedagógica do Newton Freire Maia, Ana Paula Querubim Andrades, destaca a importância da parceria com as famílias no ano letivo de 2021. "A escola conta com a honestidade dos pais ao conversar com os filhos e, se for necessário, não enviar o estudante para a escola caso haja sintoma. Não haverá prejuízo no ensino e, ao fazer isso, a família protege os outros colegas”, reforça.


Acolhimento – Além de todas as ações já realizadas no cronograma de orientações, o calendário prevê uma recepção aos estudantes nas escolas entre os dias 24 e 26 de fevereiro. O acolhimento vai acontecer de forma escalonada conforme as turmas das escolas. Cada grupo vai permanecer um período no colégio, recebendo orientações sobre os protocolos de biossegurança e o formato das aulas híbridas. Também serão promovidas atividades com foco socioemocional.

As orientações vão abordar o momento de entrada e da saída e como os alunos devem se portar na hora do recreio e das refeições, entre outras atividades. Sobre as aulas virtuais e presenciais, os estudantes serão instruídos a respeito de como vão funcionar o revezamento em sala de aula e o processo de adaptação para os que optarem em seguir no ensino remoto. A acolhida também vai acontecer por meio do Google Meet para os estudantes que não puderem comparecer presencialmente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade