Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Especialistas em educação comentam as dificuldades da "nova escola” na pós-pandemia

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 fev 2021 às 15:55
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Incertezas, mudanças, planejamentos e a nova forma de ensino. Esses são os aspectos que mestres, pedagogos e escolas têm considerado para entender qual será o futuro da educação na pós-pandemia. Para eles, haverá dificuldades no uso de novas tecnologias, no desenvolvimento da educação socioemocional, no planejamento para a segurança dos alunos e na reorganização dos conteúdos educativos.


Segundo o professor de Matemática, psicólogo, mestre em Educação Marcos Meier, o principal desafio será integrar as novas tecnologias ao processo de aprendizagem. "Antigamente, eram utilizados datashows com dezenas de slides cheios de texto que tornavam as aulas cansativas e restringiam a interação entre os alunos. Esse tipo de tecnologia estava a serviço do ensino, não da aprendizagem. O ideal é que a tecnologia esteja a serviço da aprendizagem e que supra as necessidades de ensinar e aprender”, comenta o professor. Outro desafio citado por Meier está relacionado à escolha de softwares que incorporem conceitos educacionais didáticos que façam o aluno interagir e que estimulem sua criatividade. "Os jovens precisam ser incentivados constantemente a pensarem fora da caixinha”, enfatiza.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A executiva Cristiane Sliva concorda que os recursos da tecnologia educacional devem ser utilizados para fins pedagógicos, pois auxiliam e otimizam as atividades escolares, adaptando-se à realidade do mundo moderno e interagindo com o currículo escolar para dar sentido à aprendizagem. Para ela outro desafio da "nova escola” será gerenciar de forma assertiva as necessidades dos estudantes e da comunidade escolar. "Será necessário elencar ferramentas para estabelecer a comunicação com as famílias dos estudantes de forma satisfatória e planejar a retomada dos conteúdos essenciais trabalhados em 2020. Outro ponto importante será promover estratégias para o uso de tecnologias que desafiem os estudantes em aulas presenciais e em aulas não presenciais, como as soluções educacionais híbridas, com conteúdos, atividades e ferramentas diversificadas que aprofundam, avaliam e complementam as interações realizadas durante as aulas”, comenta.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Para a pedagoga com especialização em Psicopedagogia e mestre em Educação Jane Haddad, uma das maiores dificuldades será interligar as inteligências intelectual, emocional e física. Desenvolver as três capacidades entre escola, aluno e família é imprescindível, uma vez que a pandemia tirou os alunos do convívio escolar e social, o que agrava o retorno às aulas presenciais. "O afeto é o fio condutor entre o dever e o direito de todos os envolvidos na escola. Para retomar, será necessário criar protocolos de acolhimento e que cada escola crie campanhas de segurança, otimização, novos cumprimentos, uso do espaço físico e, principalmente, de comunicação”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade