As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2022 terminam às 23h59 desta sexta-feira (18). O resultado da chamada única será divulgado no dia 22 de fevereiro. São oferecidas 222 mil vagas em 6.146 cursos, graduações que estão disponíveis em 125 instituições públicas de ensino superior.
Para se inscrever no programa pela página do Sisu os estudantes devem ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2021 e não podem ter zerado a redação, as notas dessa edição do exame foram divulgadas no dia 9 pelo MEC (Ministério da Educação). Os estudantes que não concluíram o ensino médio e participaram do Enem como "treineiros" não estão habilitados para o Sisu.
O candidato pode se inscrever em até duas opções de curso, turno e instituição, observando a modalidade de concorrência, como sistema universal, lei de cotas ou ações afirmativas, além de ordem de preferência. Até o prazo final das inscrições o candidato pode mudar de ideia e alterar suas escolhas. Passado o prazo final, o sistema não tolera novas mudanças.
Leia mais:
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Estudante de Rolândia vai jantar com Lula e representar o Paraná em evento nos EUA
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Para facilitar a decisão, o MEC divulga diariamente um balanço parcial do Sisu 2022/1, no qual o candidato pode ver em qual posição está na disputa pelas vagas desejadas nos cursos que escolheu e quais as notas de corte, podendo mudar de opção se assim desejar.
Próximos passos
Os candidatos devem acompanhar a página do programa no dia 22 de fevereiro para ver se serão convocados em uma das duas opções em que se inscreveram. Se aprovado em pelo menos uma opção de curso, o candidato deve ficar atento à data da matrícula na instituição de ensino para não perder a vaga. É necessário conferir a documentação descrita no site do programa e providenciar o que for preciso.
Quem não for convocado em nenhuma das duas opções de curso ainda tem uma chance. O interesse pode ser manifestado pela lista de espera, de 22 de fevereiro a 8 de março, na mesma página em que a inscrição foi feita. Eventuais chamadas seguintes são de responsabilidade das instituições de ensino.
Cronograma
Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrículas: 23 de fevereiro a 8 de março
Inscrições na lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
Liberação da lista de espera: 10 de março