Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira

Estado levará alunos de escolas públicas a intercâmbio internacional

Redação Bonde com AEN
21 nov 2019 às 16:16
- Divulgação/Aen
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a lei que criou o Ganhando o Mundo, programa de intercâmbio para estudantes do Ensino Médio dos colégios estaduais que já entra em vigor em 2020. O programa foi proposto pelo Governo do Estado e aprovado pela Assembleia Legislativa. A iniciativa é da Secretaria da Educação e do Esporte.

Inédito no Paraná, o programa permitirá a formação acadêmica de estudantes em instituições de ensino estrangeiras, além da experiência de morar pelo menos seis meses em outro país.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Mais do que aprender um novo idioma, o programa possibilitará que nossos alunos tenham a oportunidade de viver experiências culturais que vão agregar muito no aprendizado, na visão de mundo e na sua vida como um todo”, afirma Ratinho Junior. "Ter estudantes preparados para o futuro vai nos ajudar a construir um Paraná cada vez mais moderno”.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


Para o secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, a vivência em ambiente educativo diferente proporcionará aos estudantes paranaenses crescimento e amadurecimento pessoal, além de contribuir para a formação acadêmica, garantindo melhores oportunidades profissionais no futuro. "Esse programa se soma a diversas iniciativas pedagógicas que têm a missão de melhorar o nível de aprendizado dos estudantes e os ambientes em sala de aula”, acrescenta.

Publicidade


PARA PARTICIPAR - De acordo com a lei, poderão participar do Ganhando o Mundo estudantes que estiverem cursando a 2ª série do Ensino Médio na rede pública e que tiverem no mínimo 15 anos no momento do embarque e no máximo 17 anos e seis meses no retorno ao Brasil. Eles também deverão ter médias de avaliação iguais ou superiores a 7 em todas as disciplinas.


Os estudantes interessados em fazer o intercâmbio deverão, obrigatoriamente, concluir um curso preparatório de língua estrangeira, que será ofertado gratuitamente pela Secretaria da Educação e do Esporte.

Publicidade


Haverá reserva de vagas para alunos de famílias que recebem o Bolsa Família e cada município do Estado terá pelo menos um representante. O estudante que participar do intercâmbio não poderá ser selecionado novamente em outra oportunidade.


Além do curso preparatório, os estudantes selecionados para o intercâmbio receberão uma ajuda de custo em seis parcelas (uma bolsa de apoio financeiro paga anteriormente ao embarque e cinco bolsas de manutenção, a serem pagas no decorrer do programa). Durante o período em que estiverem no exterior, eles ficarão hospedados em casas de famílias ou residências estudantis previamente cadastradas.


O número final de vagas e critérios mais específicos de seleção e classificação ainda serão divulgados por meio de edital publicado pela Secretaria da Educação e do Esporte.

CONVÊNIOS - O programa também prevê que o Governo poderá firmar convênios ou instrumentos congêneres com entidades públicas ou privadas visando à operacionalização e logística do processo de envio e permanência de estudantes no País de destino. O custo anual está estimado em cerca de R$ 24 milhões.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade