Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Participe!

Estão abertas inscrições de Encontro sobre avaliação e ensino

Redação Bonde com Agência UEL
07 abr 2021 às 16:51
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Grupo de Pesquisa Avaliação e Linguagem, vinculado ao PPGEL (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem), do CCH (Centro de Letras e Ciências Humanas), em parceria com o Nead (Núcleo de Ensino a Distância), da UEM (Universidade Estadual de Maringá), promove, entre os dias 27 e 30 de abril, o 1º Enape (Encontro Avaliação em Perspectiva). O evento, gratuito e aberto a toda a comunidade universitária e externa, discute práticas e métodos de avaliação do desempenho de estudantes.


Durante os quatro dias de evento, serão abordados métodos de avaliação, a relação entre ética e avaliação, a prática de avaliação em ensino remoto, criação de rubricas, instrumentos de avaliação, feedback e autoavaliação por pares e a elaboração de itens para testes. O evento terá duas palestras diárias, às 10h e 14h, com 1 hora de duração, sendo 30 minutos dedicados à interação com o público. As palestras serão gravadas e disponibilizadas nos horários agendados e as perguntas, respondidas ao vivo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a diretora do CCH e professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Viviane Aparecida Bagio Furtoso, apesar de as questões envolvendo avaliação serem importantes de debater em qualquer momento, o contexto da pandemia e do ensino remoto trouxeram mais ingredientes para o debate. "Além disso, eventos nessa área, no Brasil, não são muito comuns, então estamos recebendo muitas inscrições de outros estados e também do exterior”, comenta.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


Aprendizagem – O grupo Avaliação e Linguagem defende a avaliação para aprendizagem, ou seja, a coleta de evidências do desempenho dos alunos durante o processo, para que os professores intervenham visando à aprendizagem e não a classificação do resultado final. "Avaliação não é sinônimo de prova. É necessário todo um processo de acompanhamento para mensurar o desempenho do aluno e não simplesmente submetê-lo a uma avaliação como uma forma punição. No ensino remoto, isso é bastante complicado. Como eu vou saber se foi o aluno quem fez aquela tarefa?”, questiona.

Publicidade


Por outro lado, o próprio processo de inserção do ensino remoto nas universidades e nas escolas trouxe a necessidade de utilizar outros elementos de avaliação, entre os quais as provas se inserem. "Hoje, não é possível usar somente uma prova para avaliar um estudante. Há uma série de outros instrumentos, que devem ser aplicados inclusive levando em conta a colaboração entre os estudantes. Eles não devem ser avaliados só individualmente”, ressalta.


Inscrições – O evento será transmitido pelo canal do YouTube do grupo Avaliação e Linguagem – acesse AQUI. As inscrições são limitadas em 300 vagas e podem ser feitas AQUI.

Mais informações pelo e-mail – [email protected].


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade