20/04/21
PUBLICIDADE
Participe!

Estão abertas inscrições de Encontro sobre avaliação e ensino

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


O Grupo de Pesquisa Avaliação e Linguagem, vinculado ao PPGEL (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem), do CCH (Centro de Letras e Ciências Humanas), em parceria com o Nead (Núcleo de Ensino a Distância), da UEM (Universidade Estadual de Maringá), promove, entre os dias 27 e 30 de abril, o 1º Enape (Encontro Avaliação em Perspectiva). O evento, gratuito e aberto a toda a comunidade universitária e externa, discute práticas e métodos de avaliação do desempenho de estudantes.


Durante os quatro dias de evento, serão abordados métodos de avaliação, a relação entre ética e avaliação, a prática de avaliação em ensino remoto, criação de rubricas, instrumentos de avaliação, feedback e autoavaliação por pares e a elaboração de itens para testes. O evento terá duas palestras diárias, às 10h e 14h, com 1 hora de duração, sendo 30 minutos dedicados à interação com o público. As palestras serão gravadas e disponibilizadas nos horários agendados e as perguntas, respondidas ao vivo.

Segundo a diretora do CCH e professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Viviane Aparecida Bagio Furtoso, apesar de as questões envolvendo avaliação serem importantes de debater em qualquer momento, o contexto da pandemia e do ensino remoto trouxeram mais ingredientes para o debate. "Além disso, eventos nessa área, no Brasil, não são muito comuns, então estamos recebendo muitas inscrições de outros estados e também do exterior”, comenta.

Aprendizagem – O grupo Avaliação e Linguagem defende a avaliação para aprendizagem, ou seja, a coleta de evidências do desempenho dos alunos durante o processo, para que os professores intervenham visando à aprendizagem e não a classificação do resultado final. "Avaliação não é sinônimo de prova. É necessário todo um processo de acompanhamento para mensurar o desempenho do aluno e não simplesmente submetê-lo a uma avaliação como uma forma punição. No ensino remoto, isso é bastante complicado. Como eu vou saber se foi o aluno quem fez aquela tarefa?”, questiona.

Por outro lado, o próprio processo de inserção do ensino remoto nas universidades e nas escolas trouxe a necessidade de utilizar outros elementos de avaliação, entre os quais as provas se inserem. "Hoje, não é possível usar somente uma prova para avaliar um estudante. Há uma série de outros instrumentos, que devem ser aplicados inclusive levando em conta a colaboração entre os estudantes. Eles não devem ser avaliados só individualmente”, ressalta.

Inscrições – O evento será transmitido pelo canal do YouTube do grupo Avaliação e Linguagem – acesse AQUI. As inscrições são limitadas em 300 vagas e podem ser feitas AQUI.

Mais informações pelo e-mail – [email protected]
Redação Bonde com Agência UEL
Continue lendo
Entenda

Ministério destina R$ 2 milhões da Covid a laboratório sem relação com a doença

20 ABR 2021 às 08h48
Não perca essa oportunidade!

Universidades dos EUA abrem processo para seleção de bolsistas da graduação

19 ABR 2021 às 17h48
Memória científica

Fundação Araucária cria programa para preservação documental de pesquisas

19 ABR 2021 às 17h38
Faça sua inscrição!

CMTU lança curso gratuito para motociclistas

19 ABR 2021 às 17h00
Saiba Mais!

Pesquisadoras brasileiras se unem para formar rede Mulheres na Zoologia

19 ABR 2021 às 16h48
Envie seu trabalho!

Compaz convida escolas para 19ª edição do livro Londrina Pazeando

19 ABR 2021 às 16h30
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados