21/01/21
PUBLICIDADE
Design de Moda

Estudante da UEL ganha Prêmio Destaque da Iniciação Científica do CNPq

Divulgação
Divulgação


A ex-aluna do curso de Design de Moda da UEL, Bheatriz Silvano Graciano, foi um das seis finalistas do 17º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (3) durante cerimônia virtual, coordenada pelo presidente da entidade, Evaldo Ferreira Vilela, transmitida pela plataforma Youtube. A estudante formou-se no final do ano passado, foi bolsista do CNPq durante os anos de 2016 a 2018, orientanda da professora Suzana Barreto Martins, do Departamento de Design, do CECA (Centro de Educação, Comunicação e Artes) da UEL. Pela conquista a estudante recebeu prêmio em dinheiro e o direito à uma bolsa de Mestrado pelo CNPq.


A classificação também beneficiará a UEL, que deverá ter uma ampliação em mais 10 bolsas de Iniciação Científica para serem distribuídas entre estudantes de graduação. O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq tem o objetivo de reconhecer bolsistas que se destacaram em três grandes áreas do conhecimento – Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

LOGÍSTICA REVERSA

Bheatriz Graciano integrou o projeto de pesquisa "Logística Reversa de Resíduos Têxteis: como a inovação tecnológica e de valor podem contribuir para a criação de um banco de resíduos”, desenvolvido por professores do Departamento de Design da UEL. Bheatriz conta que recebeu a notícia da classificação com muita emoção. Segundo ela, a grande surpresa ocorreu meses atrás com indicação do projeto para a fase final da premiação. Confira no vídeo como foi a divulgação.

"Estávamos conscientes da novidade que o projeto de pesquisa representa porque estuda outras facetas, não só em Design, ou seja traz uma riqueza de informações. O mérito é de toda a equipe”, afirmou a estudante. Formada no ano passado, atualmente ela trabalha na Sonhart Confecções, atuando como Design na área de protótipo e criação. A partir de agora ela focará a seleção do programa de Mestrado da Universidade Federal do Paraná UFPR), onde pretende dar continuidade às pesquisas na área de design e sustentabilidade.

BANCO

A professora do curso de Design de Moda, Suzana Barreto Martins, explicou que o projeto tem a proposta de implantar um banco de resíduos têxtis em Londrina, envolvendo uma cooperativa de catadores de material reciclável. No mês passado o projeto conseguiu a aprovação em um edital direcionado ao design e inovação, da Fundação Araucária. O projeto captou R$ 33 mil que serão utilizados para a compra de equipamentos e logística.

O objetivo é reduzir impactos ambientais tirando do meio ambiente tecidos e roupas descartados como resíduos no lixo comum e que acabam reduzindo o ciclo de vida dos aterros sanitários. Ainda de acordo com a professora, o projeto contempla inclusive as áreas econômica e social, propondo um modelo de negócio para a cooperativa de catadores e desenvolvendo novos produtos, com alto valor agregado

Para o professor Cláudio Pereira Sampaio, do curso de Design Gráfico, que também integra o projeto de pesquisa, a proposta para este ano é ampliar o trabalho a partir da aquisição de novos equipamentos como uma desfragmentadora de tecido para transformar o produto em fibras. Também deverá ser adquirida uma prensa, máquina de lavar e secar e compra de produtos de higiene. De acordo com o professor, o reconhecimento ao projeto demonstra que Universidade consegue bons resultados, mesmo sem grandes investimentos. "O que faz a diferença é exatamente a qualidade das pessoas. Com poucos recursos podemos fazer muita coisa”, definiu.
O Perobal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Sem datas confirmadas

Decreto de Ratinho Júnior libera aulas presenciais no Paraná

21 JAN 2021 às 18h57
Garanta sua inscrição!

Universidade e plataforma virtual lançam curso gratuito sobre gestão e inovação

21 JAN 2021 às 17h55
Inscrições abertas!

Faculdade oferece bolsas de até 100% em cursos de graduação para 2021

21 JAN 2021 às 17h22
Confira!

Universidade promove maratona online de criação de jogos

21 JAN 2021 às 16h22
Saúde Mental

Retorno das aulas presenciais evita maiores prejuízos emocionais para estudantes, avaliam educadores

21 JAN 2021 às 15h18
Não perca o prazo!

Inscrições para o Encceja terminam nesta sexta-feira (22)

21 JAN 2021 às 10h36
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados