Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Design de Moda

Estudante da UEL ganha Prêmio Destaque da Iniciação Científica do CNPq

O Perobal
03 dez 2020 às 15:26
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A ex-aluna do curso de Design de Moda da UEL, Bheatriz Silvano Graciano, foi um das seis finalistas do 17º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (3) durante cerimônia virtual, coordenada pelo presidente da entidade, Evaldo Ferreira Vilela, transmitida pela plataforma Youtube. A estudante formou-se no final do ano passado, foi bolsista do CNPq durante os anos de 2016 a 2018, orientanda da professora Suzana Barreto Martins, do Departamento de Design, do CECA (Centro de Educação, Comunicação e Artes) da UEL. Pela conquista a estudante recebeu prêmio em dinheiro e o direito à uma bolsa de Mestrado pelo CNPq.


A classificação também beneficiará a UEL, que deverá ter uma ampliação em mais 10 bolsas de Iniciação Científica para serem distribuídas entre estudantes de graduação. O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq tem o objetivo de reconhecer bolsistas que se destacaram em três grandes áreas do conhecimento – Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


LOGÍSTICA REVERSA

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


Bheatriz Graciano integrou o projeto de pesquisa "Logística Reversa de Resíduos Têxteis: como a inovação tecnológica e de valor podem contribuir para a criação de um banco de resíduos”, desenvolvido por professores do Departamento de Design da UEL. Bheatriz conta que recebeu a notícia da classificação com muita emoção. Segundo ela, a grande surpresa ocorreu meses atrás com indicação do projeto para a fase final da premiação. Confira no vídeo como foi a divulgação.

Publicidade


"Estávamos conscientes da novidade que o projeto de pesquisa representa porque estuda outras facetas, não só em Design, ou seja traz uma riqueza de informações. O mérito é de toda a equipe”, afirmou a estudante. Formada no ano passado, atualmente ela trabalha na Sonhart Confecções, atuando como Design na área de protótipo e criação. A partir de agora ela focará a seleção do programa de Mestrado da Universidade Federal do Paraná UFPR), onde pretende dar continuidade às pesquisas na área de design e sustentabilidade.


BANCO

Publicidade


A professora do curso de Design de Moda, Suzana Barreto Martins, explicou que o projeto tem a proposta de implantar um banco de resíduos têxtis em Londrina, envolvendo uma cooperativa de catadores de material reciclável. No mês passado o projeto conseguiu a aprovação em um edital direcionado ao design e inovação, da Fundação Araucária. O projeto captou R$ 33 mil que serão utilizados para a compra de equipamentos e logística.


O objetivo é reduzir impactos ambientais tirando do meio ambiente tecidos e roupas descartados como resíduos no lixo comum e que acabam reduzindo o ciclo de vida dos aterros sanitários. Ainda de acordo com a professora, o projeto contempla inclusive as áreas econômica e social, propondo um modelo de negócio para a cooperativa de catadores e desenvolvendo novos produtos, com alto valor agregado

Para o professor Cláudio Pereira Sampaio, do curso de Design Gráfico, que também integra o projeto de pesquisa, a proposta para este ano é ampliar o trabalho a partir da aquisição de novos equipamentos como uma desfragmentadora de tecido para transformar o produto em fibras. Também deverá ser adquirida uma prensa, máquina de lavar e secar e compra de produtos de higiene. De acordo com o professor, o reconhecimento ao projeto demonstra que Universidade consegue bons resultados, mesmo sem grandes investimentos. "O que faz a diferença é exatamente a qualidade das pessoas. Com poucos recursos podemos fazer muita coisa”, definiu.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade