De dois em dois anos, acontecem o ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e o EIEIMAGEM (Encontro Internacional de Estudos da Imagem). Em 2019, as edições são nos dias 14, 15, 16 e 17 de maio, na UEL (Universidade Estadual de Londrina), e já conta com 560 participantes. Inscrições para ouvintes e minicursos vão até o dia 14, e devem ser feitas pelo site.
O ENEIMAGEM e o EIEIMAGEM são eventos de tradição de pesquisa em várias áreas do conhecimento, com espaço para discussão, atualização e reflexão sobre a imagem e seus diversos e possíveis suportes. A programação conta com mesas redondas, conferências, minicursos e workshops. Neste ano, estão em pauta discussões sobre fotografia e cinema, por exemplo. Confira os horários e os temas clicando aqui.
Pesquisadores de diversas partes do mundo desembarcam em Londrina para as palestras. Nesta edição, alguns dos convidados são Álvaro Mantecón, da Universidad Autónoma Metropolitana-Azcapotzalco e autor de vários trabalhos sobre política e cultura no México do século XX, e Magdalena San Martín, da Universidade da República - Uruguai e doutora em História.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
UEL aprova calendário de graduação para 2025
Violência contra mulher negra: 55% dos casos iniciam na juventude
Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies até sexta
No dia 16, a programação é também no Bar Valentino, com lançamento de livros, bate papo e discotecagem. Os convidados são o sociólogo Sérgio Amadeu da Silveira, professor da UFABC, e o jornalista e escritor José Maschio. O evento começa às 19h30, com apresentação dos livros às 20h e bate papo às 20h40. Após a conversa, discotecagem com o Dj João Durval.
No dia 15, acontece paralisação nas universidades do país em protesto aos cortes na educação pública. A organização do evento publicou nota em sua página do Facebook explicando que, devido ao número de participantes oriundos de outros lugares, não será possível cancelar o dia. "Essa comissão, assim, entende que a mobilização das instituições de ensino no dia 15 de maio encarna a preocupação com o desenvolvimento de nossas atividades, e apesar da impossibilidade de adiamento do evento, declaramos nosso apoio. Fazemos, assim, coro junto a professores, alunos e técnicos administrativos comprometidos com o movimento em defesa da educação em nosso país", conclui.