Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba Mais!

Faculdades diversificam vestibular com entrevista, dinâmica de grupo e resultado do Enem

Redação Bonde com Folhapress/Lisandra Matias
28 mai 2021 às 17:20
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As universidades com processos seletivos abertos para o segundo semestre de 2021 diversificaram suas formas de ingresso. Além da aplicação de provas –online ou presencial–, a maioria das instituições já oferece outros tipos de seleção e permite que os candidatos escolham qual preferem.


Entre as alternativas estão apresentar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o resultado em certificações internacionais –testes de admissão para o ensino superior no exterior– e participar de entrevistas ou dinâmicas de grupo. O estudante tem ainda a opção de fazer mais de uma inscrição e concorrer de duas formas ao mesmo tempo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Acho positivo para o aluno ter várias possibilidades. Se ele vai bem em provas, pode fazer o vestibular. Se tem uma boa nota no Enem ou um certificado internacional, pode usar esses resultados", diz Maria Pereira, coordenadora de orientação educacional do Poliedro Curso de São Paulo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Saiba mais

Embratur terá 80 vagas em primeiro concurso após virar agência


As provas online, que começaram a ser usadas com mais intensidade em 2020, ganharam força, e algumas instituições devem manter o formato após a pandemia.

Publicidade


A Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), por exemplo, já anunciou que daqui pra frente terá o vestibular presencial e o online, entre outras formas de ingresso que ainda estão sendo avaliadas.


Em grande parte das faculdades, a prova online é composta por questões objetivas e uma redação, mas em alguns casos é exigida apenas a redação, como no Centro Universitário São Camilo.

Publicidade


No processo seletivo via Enem, em geral, são consideradas as notas das últimas edições do exame, e o candidato escolhe aquela em que tem o maior conceito.


Já as certificações internacionais, consideradas na ESPM e no Ibmec, por exemplo, passaram a figurar como uma opção nos últimos anos.

Publicidade


Entre os exames considerados pelas instituições estão o Abitur, que habilita o ingresso no ensino superior na Alemanha, o BAC (sigla em francês para diploma de bacharelado internacional), e o SAT (teste de avaliação escolar, em inglês), exame americano similar ao Enem.


O Instituto Mauá de Tecnologia oferece essa possibilidade de ingresso desde 2019. Eduardo Nadaleto da Matta, responsável pela comissão do vestibular da instituição, explica que as vagas para essa modalidade ainda são poucas, mas que a procura vem crescendo ano a ano.

Publicidade


"No primeiro ano em que usamos as certificações internacionais, cinco ou seis alunos entraram por essa forma. Em 2020, já foram 16", afirma.


Segundo ele, os alunos que optam por esse tipo de seleção são, sobretudo, estudantes que tiraram os documentos por estudarem em colégios internacionais ou que oferecem dupla certificação.

Publicidade


Outras formas de ingresso adotadas mais recentemente são as dinâmicas de grupo e as entrevistas. O Insper incluiu dinâmicas e arguição oral na segunda fase do processo seletivo.


No Ibmec, o candidato precisa passar por uma dinâmica de grupo, ainda que opte por prova online, uso da nota do Enem ou certificação internacional. A atividade tem duração de aproximadamente duas horas e conta com uma média de seis vestibulandos.

Publicidade


"Procuramos observar como os participantes se saem em relação às competências socioemocionais, essenciais em um mercado que exige muito além do domínio técnico", diz Reginaldo Nogueira, diretor-geral do Ibmec SP.


Na ESPM, as entrevistas foram introduzidas durante a pandemia, no processo seletivo do meio do ano de 2020. A partir da recomendação de leitura de textos e vídeos, o candidato é avaliado por sua capacidade de planejamento (estudo do material e organização das ideias), solução de problemas (domínio conceitual e construção de raciocínio) e comunicação verbal.

"As entrevistas não são uma simples conversa. Além de permitir avaliar o comprometimento do aluno com o curso, com critérios objetivos, é possível verificar o quanto ele se preparou ao ler com atenção a bibliografia", afirma Alexandre Gracioso, vice-presidente acadêmico da ESPM."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade