Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mais inscritos

Fazer Enem como 'treineiro' é um bom preparo para quando chegar a hora do exame para valer

Edson Neves/Especial para a FOLHA
23 ago 2021 às 09:43
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Após terem a sua participação ameaçada para o Enem ( Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021, com a justificativa de corte de custos, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) manteve as inscrições dos candidatos na condição de "treineiros". Com apenas uma observação: o grupo terá acesso somente à prova impressa. Esta informação já constava no edital da prova. Outro diferencial é que as notas dos alunos que não terminaram o ensino médio são divulgadas 60 dias depois da liberação do acesso aos demais candidatos.

Uma via de mão dupla: enquanto o número de inscritos vêm caindo nos últimos anos, o índice de "treineiros" registrou aumento. No Enem 2020, foram 5.893.369 candidatos inscritos, com 592.994, o que representou quase 10% do total. Para 2021, a porcentagem ficou em 14,6%. No total, dos 3.080.471 inscritos, 445.270 farão a prova sem o objetivo de utilizar a nota para ingresso no ensino superior. Para se ter uma ideia da diminuição constante, em 2016 o Inep registrou 8,6 milhões de inscritos, e pouco mais de um milhão deles eram "treineiros".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Qualquer estudante do ensino médio pode participar do Enem como "treineiro", desde que finalize o ano letivo após 2021; ou então quem não está cursando ou não concluiu o ensino médio, mas que tenha menos de 18 anos. Já quem possui mais de 18 anos, deve fazer primeiro o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para concluir o ensino médio e só então se inscrever na próxima edição do Enem.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


Por mais que fazer a prova nesta situação não esteja valendo um ingresso nas universidades, o professor do Colégio Marista de Londrina, Nilson Douglas Castilho, afirmou que o aluno deve aproveitar a experiência e levá-la o mais a sério possível. "O mais importante é o pós-Enem, em que o candidato poderá ver sua nota e perceber em qual área do conhecimento ele precisará estudar mais. "Não é somente para treinar e saber como vai funcionar no dia que estiver valendo, e sim para os estudos como um todo", destacou Castilho, que é coordenador do ensino médio do Marista.

Leia mais em: https://www.folhadelondrina.com.br/folha-enem/folha-enem-2021/fazer-enem-como-treineiro-e-um-bom-preparo-para-quando-chegar-a-hora-do-exame-para-valer-3098229e.html


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade