Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nota final sai em fevereiro

Gabarito oficial do Enem 2021 é divulgado; saiba como acessá-lo

Folhapress
01 dez 2021 às 15:11
- Marcelo Casall Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação, divulgou nesta quarta (1°) o gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021. Os candidatos podem acessá-lo na página oficial do instituto.


Com o gabarito, no entanto, não é possível antecipar a nota obtida na prova, apenas o número total de acertos. O cálculo da nota não é possível porque o exame é elaborado com base na TRI (Teoria de Resposta ao Item), no qual o acerto em cada questão pode ter pesos diferentes no resultado final.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o edital, a nota final dos candidatos só será divulgada em 11 de fevereiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

Imagem de destaque
Novas regras

Entenda o que muda no ensino médio após projeto aprovado na Câmara

Imagem de destaque
Em oito anos

Pela primeira vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

Imagem de destaque
Lista de aprovados

Resultado da pré-seleção do Fies 2024 é divulgado pelo MEC


As provas do Enem aconteceram nos dias 21 e 28 de novembro com o menor número de participantes desde 2014. Dos 3,1 milhões de inscritos, 930 mil não compareceram ao exame -uma abstenção de 29,9%.

Publicidade


A edição 2021 do Enem, a terceira sob o governo Jair Bolsonaro (PL), foi marcada por uma série de turbulências e controvérsias. Às vésperas do exame, dezenas de servidores do Inep pediram demissão de cargos de confiança e denunciaram situações de assédio moral que sofreram para suprimir perguntas com temas considerados inadequados pela gestão do órgão.


O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior, já que, com o resultado da prova, os candidatos conseguem tentar vagas nas principais universidades públicas do país, além de acessar programas como Fies e Prouni.

Publicidade


Além dos candidatos que fizeram as provas em novembro, outros 280.145 inscritos farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, nas datas da reaplicação do exame (para eventuais casos de falhas na aplicação, como falta de energia, ou para quem comprove ter contraído Covid-19) e da aplicação para pessoas privadas de liberdade.


Do grupo, fazem parte os inscritos que conseguiram se inscrever com isenção após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). O governo tinha se recusado a liberar isenções aos faltosos da última edição, realizada em momento crítico da pandemia.


Nestes mesmos dias farão o exame candidatos prejudicados na aplicação por algum motivo de força maior, como os jovens do complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, que perderam o primeiro dia do Enem por causa da operação da Polícia Militar que deixou nove pessoas mortas.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade