Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Censo 2022

IBGE: Norte e Noroeste do Paraná têm populações com maior nível de escolaridade

Simoni Saris - Grupo Folha
16 mar 2025 às 16:11

Compartilhar notícia

Jessica Sabbadini
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Entre as cidades paranaenses onde há maior percentual de habitantes com ensino superior, 16 estão na área de influência de Londrina, que lidera o ranking. O número representa mais de 30% dos 50 municípios do Estado onde a população tem maior grau de escolaridade.


A área intermediária de Londrina abrange desde o Norte Pioneiro até o Vale do Ivaí. Entre os 16 municípios dessa região, Londrina tem a maior parcela de pessoas com diploma universitário, totalizando 27,78%, índice que a coloca na terceira posição do ranking estadual. Em seguida, entre os municípios do Norte, vêm Cornélio Procópio (24,01%) e Ivaiporã (19,9%), que ocupam a quarta e a 14ª posição na lista, respectivamente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os dados são do Censo Demográfico 2022: Educação: Resultados Preliminares da Amostra, divulgados recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e indicam que a expansão da educação terciária foi acompanhada por um processo de desconcentração do ensino superior no Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novos prazos

Enem 2025: veja como pedir isenção de taxa de inscrição

Imagem de destaque
Ampliado

Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é prorrogado até 2 de maio

Imagem de destaque
Novas regras

Universidade Estadual de Londrina aprova alterações nos vestibulares; confira o que muda

Imagem de destaque
Evento gratuito

Professora de Londrina expõe objetos históricos sobre a imigração japonesa ao Paraná


Essa descentralização fica clara quando se observa que o segundo agrupamento de municípios onde a população tem maior escolaridade também está no interior, na região de Maringá (Noroeste), onde 13 cidades aparecem na classificação. O recorte do Noroeste inclui as regiões imediatas de Cianorte, Umuarama e Campo Mourão. Maringá, onde 30,56% da população possui diploma de graduação, figura na segunda colocação do ranking paranaense, atrás apenas de Curitiba (33,86%).

Publicidade


A Região Oeste do Estado fecha o pódio com dez cidades na lista, incluindo Cascavel e Foz do Iguaçu. As outras 11 do Top 50 estão divididas entre as regiões de Curitiba, Sudoeste, Centro-Sul e Campos Gerais.


Em um estudo denominado Desenvolvimento Regional no Brasil - políticas, estratégias e perspectivas, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) reconhece as instituições de ensino superior como órgãos cruciais para os sistemas de inovação.


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Descentralização do ensino superior fomenta avanço no interior
Londrina lidera o ranking paranaense de cidades com maior percentual de habitantes com ensino superior, seguido por Maringá e Cornélio Procópio.
Imagem
Comunidade arrecada fundos para perícia de jovens mortos pela PM em Londrina
Dezenas de pessoas estiveram presentes na praça à margem da avenida Brasília para apoiar a ação, organizada por Sirlene Vieira e Viviane da Costa, mães de Kelvin dos Santos e Wender da Costa, respectivamente.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo