Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira

Inscrições para cursos técnicos estão abertas até 25 de outubro

Redação Bonde com AEN
16 out 2019 às 15:18
- Reprodução/AEN-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem deseja iniciar um curso técnico nas escolas estaduais do Paraná em 2020 tem até o dia 25 de outubro para se inscrever. Os cursos são gratuitos, têm certificação emitida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e envolvem diversos eixos, como Administração, Agropecuária, Enfermagem, Formação de Docentes, Informática, Química, Edificações, Eletromecânica, Design.

A formação é ofertada nas modalidades integrado ao Ensino Médio, subsequente, Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e especialização técnica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os cursos integrados, com duração de quatro anos, são destinados a estudantes que desejam ter uma formação profissionalizante em conjunto com o Ensino Médio, enquanto os subsequentes, que duram um ou dois anos, são destinados a alunos que já concluíram essa etapa de ensino.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie.

Via Rural da ExpoLondrina é um espaço educativo e divertido sobre insetos

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação


As formações técnicas na modalidade Proeja, com duração de três anos, têm como público-alvo alunos com mais de 18 anos que concluíram o Ensino Fundamental (8° e 9° anos) e querem fazer o Ensino Médio com uma habilitação técnica junto.

Publicidade


Já as especializações, nas áreas de Enfermagem do Trabalho, Saúde do Idoso e Gestão de Resíduos, são voltadas àqueles que já concluíram o Curso Técnico em Enfermagem ou Técnico em Química, respectivamente, e desejam aprofundar seus conhecimentos.


INSCRIÇÕES - Os interessados devem entrar em contato diretamente com a instituição de ensino que oferta o curso de interesse para saber se haverá turmas para o ano que vem. A lista dos cursos técnicos, bem como das instituições, pode ser acessada AQUI enquanto as especializações técnicas devem ser conferidas AQUI .

Publicidade


COMO FAZER - Para se inscrever, é necessário ir até a instituição de ensino onde o curso é ofertado. A opção de fazer a matrícula online, pela Área do Aluno, será disponibilizada apenas a alunos de continuidade, que já cursam uma formação técnica e desejam efetuar a rematrícula. Novos alunos precisam ir até as escolas.


Os documentos necessários para a inscrição são: fotocópia e original do RG e CPF; fotocópia e original do histórico escolar ou declaração de conclusão de curso/ensino; declaração emitida pela instituição de ensino para aluno bolsista da rede privada; termo de ciência do estágio obrigatório preenchido, quando existir estágio no curso; comprovante de renda familiar e declaração de vacinação, para alunos até 18 anos.


As fichas podem ser acessadas na Orientação Conjunta n. 07/2019 - DEDUC/DPGE.

A abertura de turmas e a matrícula serão efetivadas somente se houver o número mínimo de 35 interessados ao final do processo classificador. As aulas da rede estadual do Paraná em 2020 começam em 5 de fevereiro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade