A UEL (Universidade Estadual de Londrina) abre na segunda-feira (5), a partir das 17 horas, as inscrições para o Vestibular 2020. Os 53 cursos de graduação, entre turnos e habilitações, ofertam o total de 3.145 vagas, sendo 2.559 por meio do vestibular e outras 586 vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
As inscrições ficarão abertas até 6 de setembro, somente online, no site da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) - Vestibular 2020. O valor do preço público da inscrição do Vestibular é de R$ 153. Após preencher o formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário para pagamento.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA O VESTIBULAR 2020
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Provas
A Cops, responsável pelo planejamento e elaboração das provas dos Vestibulares da UEL, já disponibilizou as datas das provas. A 1ª fase será aplicada em 20 de outubro e a 2ª fase, nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, com aplicação das provas em três cidades: Londrina, Curitiba e Cascavel.
Antes da 1ª fase, a prova a ser aplicada será a Prova de Habilidades Específicas para o curso de Música. Os candidatos farão a prova dia 29 de setembro, das 8h às 11h, e das 14h às 18h. O cartão de inscrição do candidato será disponibilizado em 23 de setembro, às 17h, no site da Cops.
A 1ª fase do Vestibular 2020 (Prova de Conhecimentos Gerais) será aplicada dia 20 de outubro, às 14h. A Prova de Conhecimentos Gerais traz 60 questões objetivas sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.
O cartão de inscrição da 1ª fase sai dia 11 de outubro, às 17h, também no site da Cops. O resultado será divulgado dia 8 de novembro, às 17 horas, no site da COPS.
Já a 2ª fase está marcada para os dias 1º, 2 e 3 de dezembro. No dia 1º (Prova de Línguas, Literaturas e Redação) - são 20 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. No dia 2, a partir das 14h, será aplicada Prova de Conhecimentos Específicos - são 12 questões discursivas distribuídas entre três disciplinas, conforme opção do candidato.
As Provas de Habilidades Específicas serão aplicadas em 3 de dezembro para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico.
Novos cursos
A oferta de dois novos cursos de graduação é a novidade do Vestibular 2020. São os cursos de Biotecnologia e Nutrição. O primeiro terá duração de quatro anos, período integral e carga horária total de 3.750 horas, oferecendo 20 vagas inicialmente.
Já o curso de Nutrição terá período integral, totalizando carga horária de 3.495 horas. A expectativa é atender inicialmente 40 alunos em sua primeira turma, suprindo a necessidade da região, que não contava com nenhum curso do gênero oferecido pelo sistema público.
Manual do Candidato
O Manual do Candidato já está disponível para consulta no site da Cops. Ele pode ser consultado no endereço Manual do Candidato.
Segundo a professora Sandra Garcia, os estudantes devem se atentar às informações disponibilizadas no Manual do Candidato, que traz todos os detalhes sobre o concurso. Ela recomenda que os estudantes façam a escolha do curso com calma, considerando a vocação e as matérias específicas cobradas na 2ª fase. Ela explicou que as provas estão sendo finalizadas seguindo a característica do Vestibular da UEL, que procura cobrar um conhecimento interdisciplinar, ou seja, a capacidade de relacionar o conhecimento.
"Nossa prova nunca é fragmentada", comenta a professora, acrescentando que esta característica estará presente já na 1ª fase que será realizada em 20 de outubro, com 60 questões objetivas. Sobre a 2ª etapa, a professora Sandra explica que as provas serão discursivas para que os candidatos possam expressar de forma mais intensa o conteúdo do Ensino Médio.