Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Crise econômica

Instituições de ensino superior aumentam oferta de bolsas de estudo e financiamento

Redação Bonde com Folhapress/Lisandra Matias
31 mai 2021 às 15:51
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a crise econômica impulsionada pela pandemia, as instituições de ensino superior privadas estão aumentando a oferta de bolsas de estudo e de sistemas de financiamento próprios para atrair ingressantes para o segundo semestre de 2021.


"Já existia esse movimento em função [da retração] do Fies e do Prouni, e agora ele cresceu ainda mais devido ao desemprego e à perda de renda das famílias", diz Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do país.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Faap (Faculdade Armando Alvares Penteado) vai conceder uma bolsa de estudo de 100% da mensalidade ao primeiro colocado na classificação geral do vestibular, considerando todos os cursos.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


Também vai oferecer desconto de 80% aos aprovados no primeiro lugar de cada uma das cinco áreas –administração, artes plásticas, comunicação, economia e direito. O benefício é válido para o curso completo, incluindo matrícula e rematrículas.

Publicidade


O Instituto Mauá de Tecnologia, que terá pela primeira vez vestibular de inverno, disponibiliza cinco bolsas integrais: três para os estudantes com melhor desempenho na prova online e duas para os candidatos mais bem classificados no processo seletivo pelo Enem.


A instituição também premia o melhor aluno de cada série com uma bolsa de 100% e, em parceria com a Prefeitura de São Caetano do Sul, dá descontos na mensalidade a estudantes que moram na cidade, na Grande São Paulo. A faculdade conta ainda com um sistema de financiamento estudantil para alunos de graduação com fundo e administração próprios.

Publicidade


O Ibmec-SP oferece descontos de acordo com a classificação do candidato aprovado: 80% para o primeiro colocado no ranking geral; 60% para o segundo, o terceiro e o quarto; e 40% para aqueles que ficarem entre a quinta e a décima posição.


Na FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas) são concedidas bolsas aos quatro candidatos com melhor desempenho no vestibular –respectivamente, de 100%, 50%, 30% e 20%.

Publicidade


Além disso, a instituição oferece, a alunos com necessidade socioeconômica comprovada, a possibilidade de financiar de 20% a 100% do valor da mensalidade e outros benefícios, como auxílio para alimentação, moradia, transporte e compra de material.


O parcelamento do valor do curso é a opção do Centro Universitário Senac aos aprovados nos programas de graduação presenciais que tenham renda familiar per capita de até seis salários mínimos. Os estudantes podem parcelar 50% ou 80% das mensalidades e começar o pagamento até um ano depois da conclusão da faculdade.

Publicidade


A instituição também oferece outros programas de descontos –um deles dá 20% de abono no valor da graduação para quem concluiu o ensino médio em escola pública a partir de 2018.


Na Universidade Metodista de São Paulo, é possível pagar 50% da mensalidade durante a graduação e a outra metade após a sua conclusão, pelo mesmo número de meses da duração do curso.

Publicidade


Além desse programa de crédito, há as bolsas sociais de 50% e 100%, atreladas à renda familiar bruta mensal per capita. No primeiro caso, ela não pode ser superior a três salários mínimos e, no segundo, a um salário mínimo e meio. Também é necessário ser egresso da rede pública.


A faculdade São Leopoldo Mandic oferece 16 bolsas de estudo integrais para o curso de medicina, em Araras (SP). Para conseguir o benefício, o aluno deve ter uma renda familiar mensal per capital de até um salário mínimo e meio.

Já a Santa Casa de São Paulo concede bolsas de estudo para a graduação em enfermagem e para os superiores de tecnologia em radiologia e em sistemas biomédicos. Elas são destinadas aos aprovados no processo seletivo que comprovem renda familiar per capita bruta de até um salário mínimo e meio (integrais) ou até três salários mínimos (50% da mensalidade).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade