Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira

Londrina é vencedora da maior competição infantojuvenil de empreendedorismo digital

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 dez 2019 às 16:49
- Divulgação/N.com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A cidade de Londrina, no estado do Paraná, foi a grande vencedora da maior competição nacional infantojuvenil de empreendedorismo digital. A 3º edição do Hackathon Happy Code, que neste ano teve como tema "Games na Educação”, bateu o recorde de participantes com mais de 2,3 mil crianças e adolescentes em 50 cidades de 17 estados. A unidade de Londrina, que reuniu quase 100 participantes, venceu em primeiro lugar as duas categorias: teens e kids.

Na categoria Kids (6 a 9 anos), os grupo vencedor composto pelos pequenos Maria Augusta, Miguel Batista e Vitor Lima, desenvolveu o projeto de um jogo que eles chamaram de "minetemática”. Com muita criatividade, eles utilizaram a tecnologia do minecraft para criar um jogo para ajudar crianças com dificuldade no aprendizado de matemática. Em um cenário de zumbis, os jogadores são desafiados a realizar cálculos matemáticos para alcançar os objetivos, além de cumprir missões de construção ou de sobrevivência.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já na categoria Teens (10 a 14 anos), o grupo vencedor composto pelos jovens Ana Beatriz Bonaci, Milena Curbani e Maurício Castellani, desenvolveu o projeto de um jogo que eles chamaram de "Portuga Olimpic Game”. O time utilizou o enredo das Olimpíadas de Atenas para ajudar tornar mais atrativo o aprendizado de uma disciplina que pode ser difícil: a língua portuguesa. Durante o jogo, os competidores, que se conectam e disputam ao mesmo tempo, precisam reproduzir corretamente a ortografia de trechos em áudio da história das Olimpíadas ou responder questões gramaticais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


Para a diretora da Happy Code em Londrina, Ana Murakawa, o clima de engajamento criado no evento e o temática colaboraram para a motivação das crianças e jovens, que, com muita criatividade, se empenharam até o final. "Eles se sentiram abraçados pelo tema e tiveram a oportunidade, como protagonistas, de propor soluções criativas para dificuldades que fazem parte de suas realidades e de seus colegas, praticando também a empatia. É uma oportunidade não só de aprendizado, como criação de valor”, acrescenta.

A diretora falou da vitória como uma oportunidade para plantar uma semente de inspiração e criatividade nas crianças e jovens: "Nós abrimos uma porta que eles não conheciam. A tecnologia, que muitas vezes pode ser algo distante para eles, na verdade é uma ferramenta que pode auxiliar no aprendizado e no desenvolvimento de diversas habilidades que eles nem imaginavam e que são fundamentais. Ver a felicidade deles em saber que eles podem criar soluções inovadoras foi a nossa grande vitória”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade