Notícias

Londrinense é aprovado em bolsa de estudo no Japão

12 set 2019 às 14:28

Felipe Yukata Sakamoto foi aprovado para bolsa de estudo Mext-Gradução no Japão. Ele irá cursar faculdade na terra do "sol nascente" durante 5 anos. Seu embarque está previsto para abril de 2020.

"Nasci no Japão e tenho muita vontade de voltar porque amo o meu país. Essa foi uma das motivações para eu me inscrever e concorrer à bolsa", revela o estudante. Ele conta que nasceu em Gifu-Minokamo, cidade próxima a Nagoia, e viveu lá até os 14 anos, quando veio para o Brasil com os pais. O retorno, segundo Felipe, foi por questões familiares.


Com 19 anos, Felipe pretende cursar Desenho Gráfico. Quando terminar o curso preparatório de um ano, obrigatório quando chegar ao Japão, e tiver bom desempenho, quer estudar em alguma universidade de Quioto. "Mas tudo vai depender do meu desempenho. Se for bom, posso escolher a universidade", observa.


Silvia Helena Raimundo de Carvalho, coordenadora pedagógica do Sigma, colégio em que Felipe estudou, frisa que o ele sempre foi um aluno dedicado. "Conseguiu vencer várias barreiras desde que chegou aqui, como a dificuldade com a própria língua", conta.

Até abril do próximo ano, Felipe pretende encerrar o ensino médio e fazer as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e da UEL (Universidade Estadual de Londrina).


Continue lendo