Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba Mais!

MEC deixa sistema do Fundeb fora do ar e impede cadastro de conselhos de fiscalização

Redação Bonde com Folhapress
01 abr 2021 às 14:39
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A legislação do novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) exige que todos os municípios criem conselhos de acompanhamento e controle dos recursos do fundo, mas o sistema de cadastro do governo federal está fora do ar há um mês.


O problema central é que acaba na quarta-feira (31) o prazo legal para que municípios e estados finalizem esse cadastro. A ausência desse procedimento pode causar prejuízos a prefeituras e governos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Sistema Informatizado de Gestão de Conselhos, que está inoperante, é de responsabilidade do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), órgão do Ministério da Educação do governo Jair Bolsonaro (sem partido).

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie.

Via Rural da ExpoLondrina é um espaço educativo e divertido sobre insetos

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação


Sem os Cacs (Conselhos de Acompanhamento e Controle Social) do Fundeb, o principal mecanismo de financiamento da educação básica fica sem acompanhamento social. O novo formato do fundo amplia os recursos federais e entrou em vigor em 2021 –o fundo opera um montante de R$ 179 bilhões no ano.

Publicidade


A situação pode gerar um reflexo ainda mais grave: com a falta de cadastro dos conselhos, todos os municípios e estados serão tratados automaticamente como inadimplentes no sistema de transferências voluntárias do Tesouro Nacional.


Isso pode impedir que os gestores recebam recursos federais. O principal exemplo de impacto seria o bloqueio de recebimento de recursos para construção ou reforma de creches e escolas.

Publicidade


O FNDE foi questionado mas não respondeu até a publicação deste texto.


Municípios e estados tiveram 90 dias, a partir de 1º de janeiro, para cadastrar os novos conselhos, prazo definido na lei de regulamentação do Fundeb. A emenda constitucional que renovou o fundo já falava sobre a nova composição dos conselhos e sua função, ampliada.

Publicidade


Secretários de Educação não receberam qualquer orientação sobre possíveis novos prazos para a adequação. Os gestores também não tiveram orientações sobre a falha no sistema e só a descobriram quando procuraram o FNDE.


Segundo informações de integrantes do fundo, na condição de anonimato, o sistema está fora do ar há um mês. O órgão ainda deve levar ao menos duas semanas para resolver a inoperância.

Publicidade


A falha no sistema ocorre na mesma área que realizou, conforme revelado pelo jornal Folha de S.Paulo, transferências erradas na ordem de R$ 766 milhões. O recurso era referente à primeira parcela da complementação da União ao Fundeb para estados municípios.


Trata-se da Coordenação-Geral de Operacionalização do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuição de Arrecadação do Salário-Educação. A coordenação é ligada à Diretoria de Gestão de Fundos e Benefícios do FNDE.

Publicidade


A Undime (que representa secretários municipais de Educação) informou ter colhido queixas para o acesso em São Paulo, Ceará e Pará.


A secretária de Educação da cidade de Santa Izabel do Pará (PA), Elen Cristina Alves, diz que passou "um sufoco" para tentar o cadastro ao longo da semana –sem sucesso e sem orientação do FNDE.

Publicidade


"Há um desespero do município de perder recursos, nossa preocupação é comprometer o municípios", diz.


Também no estado do Paraná a situação aflige secretários. "O conselho é que faz o acompanhamento, então ninguém vai fiscalizar o novo Fundeb?", questiona Jacir Venturi, do Conselho Estadual de Educação do Paraná e da Associação dos Municípios do estado.


Jacir ressalta a preocupação de os municípios ficarem inadimplentes para outras transferências, uma vez que o conselho é o "controlador de todos os recursos de transferências voluntárias". Ele diz ter entrado em contato com o FNDE, mas não recebeu qualquer solução.


"É um órgão de extrema importância e o FNDE não deu a devida importância", diz Venturi.


Recentemente o CTE-IRB (Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa) orientou os Tribunais de Contas a acompanharem a instalação e as condições de atuação desses novos conselhos. O CTE-IRB congrega os Tribunais de Contas do país.


"A lei que regulamentou o Fundeb prevê que os órgãos de controle, em conjunto com o MEC, passem a capacitar os membros dos conselhos, dotando essas estruturas de ferramentas capazes de efetivar o controle dos repasses", disse o presidente do comitê técnico de educação do IRB, Cezar Miola.


A instituição e o fortalecimento dos CACs, diz Miola, são fundamentais para a "promoção do efetivo controle social e também para fomentar a devida aplicação dos recursos do Fundeb". O tema foi valorizado na tramitação do novo modelo do fundo.


Aos conselhos cabem o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, transferência e a aplicação dos recursos do Fundeb e também a supervisão dos recursos federais para transporte e alimentação. Podem ainda, de acordo com a legislação, requisitar documentos e convocar secretários de Educação para explicações.


As prefeituras e estados precisam aprovar legislação específica para criar os novos conselhos, com participação do poder público e da sociedade civil. A Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) não tem um balanço de quantas prefeituras conseguiram finalizar o processo.


O presidente da entidade, Manoel Humberto Gonzaga Lima, disse que relatos sobre problemas surgiram no mês de março.

Segundo ele, a situação pode ser normalizada rapidamente caso o FNDE altere prazos e reabra o sistema rapidamente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade