08/05/21
PUBLICIDADE
A diversidade do Português

Museu da Língua Portuguesa celebra o idioma com programação online

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons


O Dia Internacional da Língua Portuguesa, na quarta-feira (5), será celebrado com uma programação especial do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, nos próximos três dias. A programação começa nesta segunda-feira (3) e vai ter eventos online até quarta-feira, com lives e exibição de vídeos.


"A programação digital tem muitas mesas com convidados internacionais, celebrando essa língua que é falada por mais de 280 milhões de pessoas em nove países. O português é a quinta língua mais falada no mundo, a segunda língua mais falada na internet e tem toda uma discussão sobre a riqueza desses falares. O Museu da Língua Portuguesa tem o compromisso de celebrar a diversidade e a potência dessa língua”, disse a diretora técnica do Museu da Língua Portuguesa, Marilia Bonas.

Entre as atrações da programação online estão uma aula do músico e ensaísta José Miguel Wisnik; uma performance do músico Tom Zé; um encontro virtual ao vivo com os escritores Mia Couto (Moçambique), José Eduardo Agualusa (Angola) e Inês Pedrosa (Portugal); além de uma mesa, também ao vivo, sobre o funk e a literatura, com participação de produtores de conteúdo dos perfis Funkeiros Cults, Se Poema Fosse Funk e Favela Business, no Instagram, e do coletivo PerifaCon.

Há, ainda, a participação dos escritores Geovani Martins e Amara Moira, além da pesquisadora e curadora de literatura indígena Julie Dorrico, que conversam com Marcelino Freire sobre os falares do Brasil.

Linn da Quebrada, Dino D´Santiago e Sara Correia se juntam ao compositor e ativista cultural Vinícius Terra em um bate-papo sobre a música e o videoclipe Meu Bairro, Minha Língua, que terá pré-lançamento durante a programação.

Ao longo da semana, a antropóloga e brincante brasileira Vivian Catenacci convida a contadora de histórias caboverdiana Dulce Siqueira e a cantora e educadora moçambicana Lenna Bahule, que se apresentam em vídeo, em formato de pílulas, com repertório de brincadeiras tradicionais, cantadas e ritmadas em língua portuguesa nestes três países.

No encerramento, a cantora Maria Bethânia, faz a leitura em vídeo do poema Os Argonautas, de Fernando Pessoa, famoso pelos versos "Navegar é preciso / Viver não é preciso”.

Nas lives, haverá tradução simultânea em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Todos os vídeos exibidos terão legenda.

Língua Solta - Haverá ainda visita presencial à exposição Língua Solta, mas para um público restrito de 160 pessoas (10 por vez), que já adquiriram os ingressos antecipadamente pela internet.

Com curadoria de Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos, Língua Solta será a primeira exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa, com previsão de reabertura no próximo semestre.

A exposição é composta por um conjunto de artefatos que ancoram seus significados no uso das palavras, como objetos da arte popular e da arte contemporânea, apresentados de maneira embaralhada, levando o público a pensar nessa divisão e em outros entendimentos possíveis para o mundo.

Esta é a quinta edição da programação comemorativa pelo Dia Internacional da Língua Portuguesa. Desde 2020, com as medidas de isolamento social, a programação cultural migrou para o ambiente virtual, que proporcionou também uma conexão mais ampla com a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Os eventos online podem ser acessados pela página do museu no Facebook e também no perfil do museu no YouTube. A programação completa dos eventos você encontra aqui.
Redação Bonde com Agência Brasil
Continue lendo
Confira!

Universidades estaduais finalizam matrículas pelo Sisu 2021

07 MAI 2021 às 17h58
Inscrições até 20 de maio

Unopar disponibiliza 50 cursos de extensão EAD gratuitos

07 MAI 2021 às 16h47
Saiba como será!

Firjan e Sesi promovem torneio de robótica em formato virtual

07 MAI 2021 às 16h32
Saiba Mais!

Prefeitura de Londrina e UEL assinam parceria para a qualificação de professores

07 MAI 2021 às 16h06
Merenda escolar

Escolas estaduais do Paraná receberam 12 mil itens para cozinhas e refeitórios em 2021

07 MAI 2021 às 15h58
Confira!

Prouni divulga resultado do processo de ocupação de vagas remanescentes

07 MAI 2021 às 15h46
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados