Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

O fator K e os rumos da economia brasileira e internacional em 2021

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 mar 2021 às 10:28
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Especialistas recorrem às letras do alfabeto como uma analogia para ilustrar previsões econômicas e a influência do controle da pandemia para o crescimento das empresas


O ano de 2021 começou otimista com perspectivas de desenvolvimento econômico após um 2020 frustrante e cheio de percalços. Mas para que o Brasil tenha um crescimento na ordem de 3,0%, ainda há muita água para rolar debaixo da ponte, na visão de Carlos Primo Braga, professor associado da Fundação Dom Cabral e ex-diretor de Política Econômica e Dívida do Banco Mundial.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na visão dele, é o controle da pandemia que irá ditar os rumos do crescimento econômico nos próximos meses. O especialista usa como referência o fator K, indicador que mede o grau da dispersão associado com o vírus. "Quanto menor o valor de K, maior é a tendência de que o surto seja explicado por um número limitado de eventos/pessoas com características "super propagadoras”, ou seja, que disseminam o contágio em larga escala”, afirma Braga. Ele acrescenta que estudos realizados em diferentes países estimam esse valor para o Sars-CoV2 em índices bem inferiores a 1. Isto significa que 10% a 20% das pessoas infectadas são responsáveis por cerca de 80% das novas infecções.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie.

Via Rural da ExpoLondrina é um espaço educativo e divertido sobre insetos

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação


Teoricamente, essa seria uma boa notícia porque a super propagação poderia ser controlada por meio da limitação das aglomerações e testagem generalizada. Essa é uma maneira de evitar quarentenas draconianas, como observamos na Europa e na China, por exemplo. No entanto, em países nos quais há uma grande polarização política e um setor informal substantivo, como é o caso do o Brasil, há um favorecimento da "super propagação” do vírus. A aparição de novas cepas do vírus (como a variante P1 que surgiu no Brasil), que parecem ser mais contagiosas, torna a situação ainda mais preocupante. É consenso entre cientistas e autoridades sanitárias que a queda da curva de contágio dependerá não apenas de medidas de distanciamento social – além do uso de máscaras e higienização –, mas principalmente da vacinação em massa. Evidentemente, acelerar o cronograma de vacinação e evitar a politização do debate sobre as medidas de saúde pública devem ser prioridades no caso brasileiro.

Publicidade


Um alfabeto de possibilidades


De acordo com o professor da FDC, em meio à pandemia, analistas elaboraram um "alfabeto” de previsões para a retomada do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), conforme a variação dos cenários impostos pela Covid-19 e sua relação com setores específicos da economia. "Na maioria dos países, a indústria vinha se recuperando em V, em comparação com o setor de serviços, que seguia o curso da letra U. No entanto, com o surgimento de uma nova cepa, além do relaxamento das medidas de distanciamento social, e os danos crescentes nos balanços das empresas e a interrupção de programas de transferência de renda, o espectro da trajetória do PIB é mais acidentado, semelhante ao desenho da letra K”, explica Braga.

Publicidade


Qual a perna da letra K que representa sua empresa?


O especialista destaca também que a analogia à letra K permite uma leitura alternativa para os contornos da crise com ênfase no impacto sofrido pelas diferentes classes de rendas e empresas. "Na recuperação em K, as pessoas ou empresas que tendem a ganhar fôlego mais rápido representam a perna ascendente da letra, são aquelas bem dotadas com ativos financeiros e liquidez e que estão melhor preparadas para operar em ambientes digitais. Já as camadas mais pobres da sociedade e as empresas que não estão preparadas para operar no mundo digital, dependendo de interações físicas para suas operações, tendem a seguir uma trajetória contracionista como capturado pela perna descendente do K”, avalia.

Publicidade


Braga relata ainda que, na maioria dos países, a trajetória em K foi influenciada pela expansão monetária e fiscal. Isso porque programas governamentais voltados para aliviar o impacto da pandemia tanto com relação a pessoas físicas como jurídicas amenizaram o impacto da crise mesmo num cenário de recessão e desemprego. O Brasil, por exemplo, fez um esforço fiscal ímpar entre economias emergentes em 2020. "Além disso, mudanças de comportamento dos consumidores, principalmente a queda de consumo no setor de serviços, a influência na queda dos juros sobre o serviço de dívidas, por sua vez, promoveu um aumento da poupança”, reflete o especialista.


Economistas concordam que, no Brasil, as transferências emergenciais de renda atenuaram a crise e seu impacto nos níveis de pobreza e desigualdades sociais. "Entretanto, não podemos ignorar a realidade do desequilíbrio e deixar de lado as âncoras fiscais, como o teto de gastos, por exemplo. Tudo isso afetará a credibilidade do setor público. Por isso, o governo deve ser competente na administração da situação fiscal. Cabe salientar que a perda de confiança no poder público pode contribuir para uma trajetória em k mais acentuada nesse ano de 2021”, ressalta Braga.

Publicidade


Previsões para a economia mundial


De acordo com informações recentes divulgadas pelo Banco Mundial e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a economia global deve crescer de 4 a 5,6% em 2021 após um recuo da ordem de 4% no ano passado. A previsão é de que os Bancos Centrais continuarão adotando políticas expansionistas que contribuirão para a manutenção de taxas de juros nominais próximas a zero se as expectativas inflacionárias continuarem sob controle.

Publicidade


"Caberá aos governos decidirem sobre a operação das políticas fiscais expansionistas. Se essas políticas forem reduzidas a trajetória em K ficará mais evidente, já que à recuperação do mercado de trabalho tende a acontecer num ritmo menos acelerado do que a valorização de ativos de riscos em meio a políticas monetárias expansionistas”, argumenta o professor da FDC.


A grande questão, no momento, segundo ele, diz respeito à dramática expansão fiscal nos EUA, com o recém aprovado programa de US$1,9 trilhões da administração do presidente Joe Biden, e o potencial impacto desse programa sobre expectativas inflacionárias.

Publicidade


Taxa de juros X taxa de crescimento


Analistas de mercado acreditam que desde que a taxa de juros seja menor que a previsão da taxa de crescimento da economia, a administração do desequilíbrio fiscal pode ser realizada sem maiores surpresas. Contudo, levando em conta a realidade brasileira, o aumento do déficit primário – de 1,3% do PIB em 2019 para 11,3% em 2020 – encaminhou a dívida pública para uma trajetória insustentável. "O custo e serviço da dívida caiu de quase 15% em 2016 para 5% em 2020, mas a inclinação crescente da curva de juros de longo prazo é um alerta”, finaliza Braga.


Fórum Econômico


O professor Carlos Braga é um dos palestrantes do 2º Fórum Empresarial, realizado em parceria entre a JValério Gestão e Desenvolvimento e a Fundação Dom Cabral (FDC). O evento será online,nos dias 24 e 25 de março, com inscrições gratuitas no site Fórum Empresarial - 2021 - JValério FDC (jvalerio.com.br).


Na palestra "Família, família, negócios a parte”, o professor da FDC Dalton Sardenberg, que é especialista em Gestão de empresas familiares, aborda justamente a importância de encontrar, entre os herdeiros, alguém com habilidade para dar continuidade à gestão do negócio. Afinal, o planejamento sucessório deve envolver a formação de sucessores e o treinamento ou contratação de um executivo para gerir a empresa, e vai além das questões burocráticas para a transferência de propriedade.

A transformação digital também estará em voga no Fórum Empresarial e Gil Giardelli, que estuda a cultura digital, ministra a palestra "Globotics e a Sociedade 5.0 – e as transformações do Brasil?”. O evento contará ainda com a participação de outros profissionais renomados, como o jornalista e palestrante Clóvis de Barros Filho, Adriana Netto (Coach de executivos e herdeiros de empresas familiares e professora da FDC), Beto Madalosso (empresário no ramo da gastronomia) e Marcio Viana (CEO da TOTVS Unidade Curitiba e membro do Conselho de Administração da multinacional EXAGO, de Portugal).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade