Encerra nesta sexta-feira (22) o período de rematrícula dos alunos que já são atendidos pela rede municipal de ensino em Londrina. Segundo a SME (Secretaria Municipal de Educação), até a quinta-feira (21), 6.187 rematrículas da educação infantil já foram realizadas, assim como outras 18.979 referentes ao ensino fundamental, o que totaliza 25.166 processos. Ao todo, 28.797 rematrículas devem ser feitas até o encerramento do prazo, sendo cerca de 7 mil referentes à educação infantil e outras 21.767 do ensino fundamental.
O gerente de Matrícula e Documentação Escolar da SME, Junior Cesar Dias de Jesus, explicou que os números são positivos para a secretaria, visto que restam pouco mais de 10% das rematriculas para serem feitas até sexta. "O número de rematrículas realizadas está correndo dentro do previsto pelos técnicos e podemos afirmar que estão muito bons. Creio que atingiremos o total de matrículas dentro do prazo”, disse.
Em percentuais, 88% dos estudantes da educação infantil estão com seus cadastros organizados, assim como 87,19% daqueles que estudam no ensino fundamental, ou seja, 87,39% dos pais e responsáveis já rematricularam seus filhos para o ano letivo de 2020 e atualizaram seus cadastros quando foi necessário.
Leia mais:
Percentual de jovens que não estudam nem trabalham é o menor da série histórica, diz IBGE
Candidatos incluídos no Concurso Nacional Unificado devem enviar títulos até esta quinta-feira
Número de matriculados na Educação de Jovens e Adultos cai 75% no Paraná
Após prorrogação do MEC, inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda
Para o início de dezembro, a Central Única de Vagas iniciará o encaminhamento dos alunos, de zero a 3 anos de idade, a fim de preencher as novas vagas das unidades que começarão o atendimento e que são a porta de entrada. Isso acontece, por exemplo, quando a unidade escolar possui atendimento a partir do C1 e seus alunos foram rematriculados para o C2 no ano letivo de 2020. A turma de C1, portanto, estará com todas as vagas disponíveis para novas matrículas.
Matrícula do P4 ao 5º ano
O gerente da SME lembra que os pais e responsáveis por alunos do P4 ao 5º ano também devem se atentar para as tratativas de matrícula. Eles poderão se direcionar às sedes das unidades escolares ou procurar diretamente a Secretaria Municipal de Educação, a partir do dia 27 de janeiro de 2020.
Troca de unidade escolar
Caso o responsável esteja insatisfeito com a unidade escolar escolhida pelo sistema de georreferenciamento do Município, ele deverá ir até a escola ou CMEI que tem interesse em matricular a criança no dia 27 de janeiro de 2020. Se a unidade não tiver mais vaga, o pai ou a mãe devem procurar a sede da Secretaria de Educação, que fica na rua Mar Vermelho, 35, jardim Cláudia, esquina com a avenida Madre Leônia Milito, para demonstrar interesse na troca.
Vagas remanescentes
Serão enquadradas nas vagas remanescentes, as crianças cujos pais não confirmaram a matrícula no chamamento público escolar realizado em agosto deste ano ou não participaram do processo de rematrícula, assim como aquelas que preencherão as vagas em aberto, ou seja, em vacância, e aquelas que migrarem da rede particular para a pública.