Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Novembro azul

Pesquisa de Londrina comprova a eficácia das campanhas de conscientização sobre câncer de próstata

Thaynara Junqueira - Estagiária*
10 nov 2020 às 08:11
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma pesquisa realizada pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) Londrina concluiu a eficácia das campanhas de conscientização no combate ao câncer de próstata. O estudo mostra que passou de 17% para 83% o número de pacientes que realizaram o exame preventivo de 1994 para 2020.


O câncer de próstata é o mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Na maioria dos casos, acomete idosos - no mundo, cerca de 75% dos afetados são pessoas a partir de 65 anos. A doença evolui lentamente e pode demorar 15 anos para que o tumor cresça 1 centímetro. Como geralmente não demonstra sintomas iniciais, é importante sempre realizar o exame preventivo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme o levantamento da PUC, em 1994, 42% dos entrevistados não sabiam o que era a próstata. Hoje, cerca de 58% dos homens sabem responder à pergunta. Esses dados demostram que, conforme as campanhas de conscientização foram se multiplicando ao longo dos anos, o número de homens que realizaram o exame preventivo aumentou, o que possibilitou que muitos fossem curados do câncer.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


"Assim como praticamente toda a doença, quando é descoberto precocemente, o câncer de próstata tem um potencial de cura altíssimo. Já quando diagnosticado em formas tardias, já sintomáticas ou com metástases, o tratamento não é mais tão eficaz. Como é uma doença silenciosa, o rastreio da doença é imprescindível para o diagnóstico precoce e, com isso, para o maior sucesso do tratamento", esclarece Mariana de Castro Faidiga, estudante do 5º ano de medicina na PUC de Londrina que participou da pesquisa.

Publicidade


Segundo o professor de urologia da PUC, que também participou dos estudos, Ricardo Brandina, devido a campanhas como o "novembro azul”, o número de homens que buscam as consultas com o urologista com mais regularidade teve uma elevação nos últimos 20 anos. "Houve um aumento de 30% no nível de conhecimento dos homens que sabem que se procurado precocemente, a doença é curável”, afirma o urologista.


Os exames preventivos são o PSA (exame de sangue) e o toque retal. Cerca de 75% dos homens entrevistados para a pesquisa fazem o exame de sangue, enquanto 50% fazem o toque retal. O estudo aponta ainda que, apesar de somente a metade dos participantes realizam o exame de toque, 90% deles confirmaram que fariam.

Publicidade


"A gente está aprendendo que os homens estão perdendo o medo de fazer o toque retal, mas ainda talvez não estejam procurando o especialista correto”, conta o professor. Ele concluiu através desses dados que o exame de toque retal pode não estar mais sendo ofertado como forma de exame físico para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.


Wanderley Pavan, 58 anos, é advogado em Londrina, e sempre fez os exames de rotina. Foi em um deles que descobriu a doença. "De certa forma você fica abalado, mas eu tive o apoio da família”, relembra. De acordo com Pavan, é importante se cuidar e não deixar para ir ao médico apenas quando estiver doente.


É nesse momento que o trabalho de conscientização é essencial para propagar informações sobre a doença, permitindo que mais pessoa sejam curadas. "São válidas essas campanhas porque elas reforçam a importância do acompanhamento médico, dos exames preventivos”, expõe o advogado.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade