18/01/21
PUBLICIDADE
Novembro azul

Pesquisa de Londrina comprova a eficácia das campanhas de conscientização sobre câncer de próstata

iStock
iStock


Uma pesquisa realizada pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) Londrina concluiu a eficácia das campanhas de conscientização no combate ao câncer de próstata. O estudo mostra que passou de 17% para 83% o número de pacientes que realizaram o exame preventivo de 1994 para 2020.


O câncer de próstata é o mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Na maioria dos casos, acomete idosos - no mundo, cerca de 75% dos afetados são pessoas a partir de 65 anos. A doença evolui lentamente e pode demorar 15 anos para que o tumor cresça 1 centímetro. Como geralmente não demonstra sintomas iniciais, é importante sempre realizar o exame preventivo.

Conforme o levantamento da PUC, em 1994, 42% dos entrevistados não sabiam o que era a próstata. Hoje, cerca de 58% dos homens sabem responder à pergunta. Esses dados demostram que, conforme as campanhas de conscientização foram se multiplicando ao longo dos anos, o número de homens que realizaram o exame preventivo aumentou, o que possibilitou que muitos fossem curados do câncer.

"Assim como praticamente toda a doença, quando é descoberto precocemente, o câncer de próstata tem um potencial de cura altíssimo. Já quando diagnosticado em formas tardias, já sintomáticas ou com metástases, o tratamento não é mais tão eficaz. Como é uma doença silenciosa, o rastreio da doença é imprescindível para o diagnóstico precoce e, com isso, para o maior sucesso do tratamento", esclarece Mariana de Castro Faidiga, estudante do 5º ano de medicina na PUC de Londrina que participou da pesquisa.

Segundo o professor de urologia da PUC, que também participou dos estudos, Ricardo Brandina, devido a campanhas como o "novembro azul”, o número de homens que buscam as consultas com o urologista com mais regularidade teve uma elevação nos últimos 20 anos. "Houve um aumento de 30% no nível de conhecimento dos homens que sabem que se procurado precocemente, a doença é curável”, afirma o urologista.

Os exames preventivos são o PSA (exame de sangue) e o toque retal. Cerca de 75% dos homens entrevistados para a pesquisa fazem o exame de sangue, enquanto 50% fazem o toque retal. O estudo aponta ainda que, apesar de somente a metade dos participantes realizam o exame de toque, 90% deles confirmaram que fariam.

"A gente está aprendendo que os homens estão perdendo o medo de fazer o toque retal, mas ainda talvez não estejam procurando o especialista correto”, conta o professor. Ele concluiu através desses dados que o exame de toque retal pode não estar mais sendo ofertado como forma de exame físico para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Wanderley Pavan, 58 anos, é advogado em Londrina, e sempre fez os exames de rotina. Foi em um deles que descobriu a doença. "De certa forma você fica abalado, mas eu tive o apoio da família”, relembra. De acordo com Pavan, é importante se cuidar e não deixar para ir ao médico apenas quando estiver doente.

É nesse momento que o trabalho de conscientização é essencial para propagar informações sobre a doença, permitindo que mais pessoa sejam curadas. "São válidas essas campanhas porque elas reforçam a importância do acompanhamento médico, dos exames preventivos”, expõe o advogado.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.
Thaynara Junqueira - Estagiária*
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Confira!

Locais de prova do Enem Digital estão disponíveis para consulta

18 JAN 2021 às 15h12
Prova polêmica!

Pela segunda vez, Enem deixa de abordar ditadura militar

18 JAN 2021 às 14h55
Saiba mais

Saiba como é o sistema de correção do Enem

18 JAN 2021 às 10h38
Em Londrina também

Candidatos do Enem são retirados de salas por excesso de participantes

17 JAN 2021 às 16h49
É hoje

Estudantes fazem primeira prova do Enem 2020

17 JAN 2021 às 12h30
Entenda

Justiça Federal mantém data do Enem no Paraná

16 JAN 2021 às 17h03
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados