14/05/21
PUBLICIDADE
Confira!

Plataforma cultural disponibiliza cursos gratuitos de formação em Maringá

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


A Semuc (Secretaria de Cultura de Maringá) realiza trabalho de formação cultural pela internet. A plataforma municipal Formar, disponibiliza gratuitamente cursos, oficinas e aulas técnicas, desde agosto de 2020 e estão com vagas abertas.

As aulas são gratuitas e para participar é preciso ser cadastrado no Maringá Cultura (clique aqui para fazer o cadastro). Atualmente há 60 cursos disponíveis, com 348 alunos participando, inclusive do exterior.


A procura é alta e são ofertados cursos que não são, normalmente, disponibilizados em Maringá. É o caso do "Como elaborar um projeto cultural: noções básicas”, do agente cultural maringaense Pedro Marques, 30 anos. "Geralmente, os artistas e técnicos culturais não sabem como colocar a ideia no papel, como estruturar seu primeiro projeto para participar de um edital”, justifica a proposta do curso.

Pedro Marques disponibiliza aula técnica de 15 minutos, com orientações sobre objetivo, orçamento, cronograma, apresentação, entre outros aspectos de um projeto. Foram 22 pessoas que já acessaram o conteúdo e receberam um certificado de participação.

A plataforma também oferece cursos de dança, música, cerâmica, roteiro cinematográfico, contação de histórias, artesanato, teatro, ilustração, poesia, pintura, entre outros. Alguns desses, são do edital "Em Casa com Arte”, outros do CAC (Centro de Ação Cultural) e um do Patrimônio Histórico.

Em breve, estarão disponíveis cursos da segunda fase do "Em Casa com Arte” e do Festival Afro.

A Semuc informa que disponibilizar os projetos de editais municipais públicos no Formar é uma maneira de dar continuidade aos projetos e não simplesmente acabar após a apresentação dele com a verba repassada pelo edital.

De acordo com o secretário de Cultura, a oferta de cursos é uma maneira da Semuc manter a arte e a cultura ativas em Maringá, mesmo durante a pandemia de coronavírus, tanto para o público quanto para os agentes.

"É um avanço para o setor cultural. Em 2020, aceleramos a divulgação de conteúdo, com a plataforma Formar sendo essencial nesse sentido e com ampla disponibilidade de cursos”, considera o secretário de Cultura, Victor Simião.

• Informações sobre o Formar: (44) 3221-6101.

Confira Plataforma Formar .
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
Inclusão é necessária!

Em São Paulo, 15% das pessoas com deficiência nunca tiveram um emprego

14 MAI 2021 às 17h40
Incentivo à leitura

Depen-PR recebe doação de 14 mil livros do Ministério da Justiça

14 MAI 2021 às 17h00
Saiba como doar!

Banco de Leite Humano do HU/UEL incentiva doação em campanha mundial

14 MAI 2021 às 16h40
Saiba Mais!

UEL integra rede nacional de usina fotovoltaica para previsão de tempo em fazendas

14 MAI 2021 às 16h18
Confira!

Paraná ultrapassa 1,4 mil trabalhadores da educação vacinados contra a Covid-19

14 MAI 2021 às 15h57
Não perca!

Universo: Olimpíada sobre astronomia está com inscrições abertas

14 MAI 2021 às 14h38
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados