O MEC (Ministério da Educação) anunciou um plano para migrar para uma só plataforma, do governo federal, o acesso a serviços como inscrições no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). A previsão é de que a migração ocorra entre este ano e o fim do ano que vem. A ideia do MEC é que serviços como os do Denatran, Previdência e do próprio órgão sejam todos acessados em uma mesma plataforma e com um só login.
Alexandre Lopes, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela realização do Enem, informou que o processamento das inscrições dos candidatos continuará sendo feito nos servidores do Inep. "A diferença é a entrada. Hoje, temos login e senha para o candidato se inscrever nos exames do Inep. Esse login e senha vão passar a ser únicos para todo governo federal, mas o processamento das inscrições será feito nos servidores do Inep", disse Lopes acrescentando que nas inscrições para o Enem do ano que vem o login único já será implementado. "Em 2020, o candidato poderá usar a senha do Enem para acessar o Sisu e fazer a inscrição. "
Enem Digital
Leia mais:
Mais da metade dos alunos chega ao 4º ano sem aprendizado mínimo em matemática
MEC divulga locais da reaplicação do Enem; provas serão na próxima semana
IBGE aponta crescimento da frequência escolar de crianças
Percentual de jovens que não estudam nem trabalham é o menor da série histórica, diz IBGE
O Exame terá mais novidades para os participantes. Isto por conta do projeto piloto Enem Digital já anunciado. Em 2020, a aplicação do Enem digital será opcional e caberá ao estudante escolher esta modalidade no ato da inscrição. A previsão é que 50 mil alunos realizem o Enem Digital, em 15 capitais brasileiras.
Outras informações no site do Educa Mais Brasil.