A Prefeitura de Londrina abriu nesta segunda-feira (4) processo seletivo simplificado para o programa de estágio não obrigatório remunerado. O edital nº 014/2019, contendo todas as informações, foi publicado no Jornal Oficial do Município, edição 3.714, e pode ser acessado pelo portal www.londrina.pr.gov.br. O teste seletivo visa o provimento de vagas imediatas e formação de cadastro de reserva. Há oferta de oportunidades referentes a 34 cursos de nível superior.
Pode participar qualquer estudante universitário que esteja regularmente matriculado em instituições de ensino que possuam convênio com a Prefeitura. A seleção dos candidatos será feita por meio das notas, obtidas em análise do Histórico Acadêmico, sendo este o único critério de aprovação e classificação no teste seletivo. Os participantes deverão ter concluído, no mínimo, dois semestres cursados e avaliados. Para os casos de cursos anuais, o período mínimo é de um ano letivo. A organização, realização e supervisão do teste fica por conta da SMRH (Secretaria Municipal de Recursos Humanos).
A inscrição pode ser feita somente via internet, a partir das 17 horas do dia 4 de fevereiro, até as 12 horas de 18 de fevereiro de 2019. O procedimento online deve ocorrer no site da Prefeitura, na área Concursos e Testes Seletivos – Seleção de Estagiários. Para efetivar a inscrição, o candidato precisará pagar uma taxa de R$ 10,00 por boleto bancário até o prazo final. A lista de inscrições efetivadas deve ser publicada no dia 25 de fevereiro. Já a entrega dos históricos acadêmicos será feita de 11 a 15 de março, na sede da SMRH. Das oportunidades de estágio ofertadas, um percentual de 10% é assegurado a pessoas com deficiência, no termos da Lei nº 11.788/2008.
Leia mais:
Prazo para envio de títulos no CNU termina nesta quinta-feira (5); veja próximos passos
Mais da metade dos alunos chega ao 4º ano sem aprendizado mínimo em matemática
MEC divulga locais da reaplicação do Enem; provas serão na próxima semana
IBGE aponta crescimento da frequência escolar de crianças
De acordo com a secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, a perspectiva é que um total de 150 estagiários sejam convocados durante a vigência do processo seletivo, que tem duração de um ano com possibilidade de renovação por mais um. "As vagas atenderão demandas da sede administrativa da Prefeitura e dos órgãos públicos municipais. Devem ser preenchidas, de forma imediata, cerca de 50 a 60 vagas", informou.
O diretor de Desenvolvimento Humano da SMRH, Lucas Rigo Vercelhese, destacou que a oportunidade de estágio permite que os estudantes adquiram experiência em sua área de graduação contribuindo com o serviço público municipal, que, por sua vez, conta com um importante suporte para a prestação das suas atividades. "Existem vagas para diversos cursos e essa é uma grande chance de aprendizado oferecida aos estudantes da cidade", disse.
A remuneração do estágio ocorre com bolsa baseada no valor de 1% do salário mínimo nacional vigente por hora realizada, proporcional à carga horária cumprida, que poderá ser de 20, 25 ou 30 horas semanais, a critério da Administração Municipal.
As normas e diretrizes do Programa de Estágio estão regidas e disciplinadas pela Lei Federal nº 11.788/2008 e Decreto Municipal nº. 1285/2010. Mais detalhes sobre o funcionamento podem ser encontrados no portal da Prefeitura. Para isso, basta acessar a opção Área do Estágio, no menu esquerdo da página principal