A Prefeitura de Londrina apresentou na noite desta segunda-feira (26) o cronograma para a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino. Conforme outros municípios do estado já vinham anunciando, o retorno gradual com 50% da capacidade das salas de aula terá início na próxima segunda-feira. Os primeiros a retornarem serão os estudantes das turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O objetivo é avançar com o retorno dos alunos mais jovens a cada 14 dias, a partir de análises do possível aumento no número de casos da Covid-19 na cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a retomada deverá observar regras básicas, como o uso de máscaras, álcool em gel, aferição de temperatura e uso da proteção de acrílico (Face Shield) pelos professores. No entanto, cada escola terá um plano de retomada próprio, que levará em consideração o acesso dos alunos e outras caraterísticas estruturais das unidades, e que poderá ser consultado pelos familiares.
O cronograma prevê a ampliação do retorno para os alunos dos 2º anos no dia 16 de agosto e P4 no dia 23, até que seja alcançada a totalidade na semana seguinte.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
"Temos uma parceria muito próxima entre a Saúde e a Educação, o que vai facilitar o monitoramento de qualquer eventual caso, mas o mais importante é que o momento epidemiológico nos permite vir aqui e anunciar este retorno às aulas", garantiu o secretário municipal de Saúde, Felipe Machado.
Conforme explicou o prefeito Marcelo Belinati (PP), o avanço na vacinação na cidade, especialmente dos idosos, muitas vezes os responsáveis por tomarem conta das crianças desde o início da pandemia, foi um fator que assegurou o retorno.
Veja a matéria completa na FOLHA.