Os interessados já podem se inscrever em uma das cinco categorias do 34º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia durante o período de 2 de março a 30 de junho de 2021. Nesta edição serão premiados profissionais que atuam nas áreas de Engenharias e Ciências Biológicas. A iniciativa da Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) tem como objetivo valorizar e estimular o trabalho desenvolvido por pesquisadores e profissionais em diversos campos do conhecimento envolvidos com a Ciência.
O prêmio é destinado para pesquisadores, pesquisadores que desenvolvem atividades de extensão, estudantes de cursos de graduação, inventores sem vínculo com instituições públicas ou privadas e para jornalistas que atuam no Paraná.
Os vencedores levam para casa um certificado e prêmio em dinheiro que varia entre R$ 11.568,29 até R$ 34.704,88, dependendo da categoria escolhida pelo candidato. Desde que foi criado em 1986, já foram premiados mais de 120 trabalhos desenvolvidos nas instituições científicas do Paraná.
Leia mais:
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Dener Gabriel Ferrari foi premiado na categoria estudante de graduação na edição 33º do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Para ele, a participação é uma forma de mostrar para a sociedade o que vem sendo desenvolvido no ambiente acadêmico.
"O prêmio tem uma importância imensa, ele fomenta a pesquisa em diversas áreas do conhecimento, o que é imprescindível para incentivar os pesquisadores e valorizar os projetos desenvolvidos na Universidade”, apontou Dener.
Áreas – As grandes áreas contempladas pelo edital deste ano desdobram-se da seguinte forma:
Engenharias: Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia Nuclear, Engenharia de Transportes, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeroespacial e Engenharia Biomédica.
Ciências Biológicas: Biologia Geral, Genética, Botânica, Zoologia, Ecologia, Morfologia, Fisiologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia e Parasitologia.
Todos os trabalhos serão avaliados por uma comissão composta por diversos profissionais vinculados a várias instituições de pesquisa do país, que atuam em cada uma das áreas escolhidas para o prêmio.
Para obter mais informações sobre o prêmio, fazer a inscrição e ter acesso ao edital completo – AQUI.