Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cerimônia será virtual

Professora da UEPG é indicada a prêmio internacional em pesquisa do câncer

Redação Bonde com AEN
19 jul 2021 às 16:08
- Arquivo pessoal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A professora de Química da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) Juliana Inaba foi indicada ao Prêmio Internacional de Pesquisa em Oncologia e Pesquisa do Câncer (traduzido do inglês), na categoria Prêmio de Melhor Pesquisa. A indicação é resultado do artigo publicado pelo Gebb (Grupo de Estudos de Biomoléculas e Bioatividade) da UEPG, do qual Juliana é líder, e significa um reconhecimento ao curso de Química da instituição.


"Esta indicação é um reconhecimento dos nossos esforços contínuos para a execução de projetos de pesquisa de ponta, com resultados impactantes na comunidade científica”, diz Juliana.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A publicação, traduzida do inglês, intitulada "Nanopartículas de prata com cobertura de porfirano como um agente antibacteriano promissor e modificador de eletrodo para eletroanálise de 5-fluorouracil”, é fruto dos resultados obtidos durante a iniciação científica das então alunas de Farmácia Luana Bojko e Gabriela de Jonge, com colaboração dos alunos de doutorado Dhésmon Lima e Luma Clarindo Lopes, do Programa de Pós-Graduação em Química. Também são coautores da pesquisa os professores Adriano G. Viana, Jarem Raul Garcia, Christiana Andrade Pessoa e Karen Wohnrath, do Departamento de Química.

Leia mais:

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos


O artigo relata a síntese verde de nanopartículas de prata, utilizando o polissacarídeo sulfatado Porfirana (popularmente conhecida como Nori, alga utilizada para o preparo de sushis) como agente redutor e estabilizante. "Com esse reconhecimento, esperamos divulgar os trabalhos desenvolvidos com excelência na UEPG, destacando a importância da valorização da ciência no nosso Estado e País”, ressalta Juliana.


Ela ainda destaca a parceria estabelecida entre o Gebb e o GDEM (Grupo de Eletrodos Modificados), sob liderança das professoras Karen Wohnrath e Christiana Pessôa. "O grupo trabalha atualmente com o desenvolvimento de sistemas para detecção de biomarcadores de proteínas relacionadas ao câncer e ao diagnóstico de doenças raras”, completa.

Os premiados serão apresentados no International Research Award on Oncology and Cancer Research de 18 a 20 de julho, em cerimônia virtual.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade