Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Professores da rede estadual de ensino encerram greve

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 dez 2019 às 20:30
- APP-Sindicato
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os professores e funcionários da rede estadual de ensino realizaram uma assembleia da APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná), na tarde desta quarta-feira (4), em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, e decidiram encerrar a paralisação das atividades, mas continuando o estado de greve.

"A decisão foi tomada após uma manobra acordada entre o governador Ratinho Junior e deputados aliados para votar alterações nas regras de aposentadoria do funcionalismo estadual sem diálogo e em regime de urgência", afirmou a presidência da APP.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A sessão plenária desta quarta foi transferida para a Ópera de Arame. Segundo a APP, o acesso ao local foi bloqueado por equipes da Polícia Militar. "Sem o acompanhamento da população, as propostas do governo, uma emenda à Constituição (PEC) e dois projetos de lei, devem ser aprovadas."

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie.

Via Rural da ExpoLondrina é um espaço educativo e divertido sobre insetos

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação


"É um golpe contra a nossa Constituição, contra a população e contra os servidores. O autoritarismo do governo e de seus aliados não tem limites e não iremos nos calar”, criticou o presidente da APP-Sindicato, Hermes Silva Leão.

Publicidade


De acordo com as lideranças sindicais e a bancada de oposição, a Mesa Executiva da Alep não respeitou o Regimento Interno da Casa. A norma determina um intervalo de cinco sessões entre a primeira e a segunda votação de propostas de emenda à Constituição.


Para atender o pedido do governador Ratinho Junior, o presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), anunciou que vai dispensar a regra regimental e votar a PEC em primeiro e segundo turno e, ainda, a redação final nesta quarta-feira.

Publicidade


Pela proposta, Ratinho Junior quer subir de 11% para 14% a alíquota de contribuição, inclusive dos aposentados e pensionistas, e aumentar a idade mínima para 65 anos para homens e 62 anos para mulheres se aposentarem.


"Os mais baixos salários são os que mais irão ter desconto e ainda terão que trabalhar mais. Até dos aposentados o governador quer cobrar contribuição”, ressaltou o presidente da APP-Sindicato. Deputados da oposição questionaram Traiano sobre as irregularidades, no entanto, ele não acatou os pedidos e sugeriu que os parlamentares contrários à sua decisão procurem a Justiça.

Publicidade


Prédio desocupado


Mais cedo, servidores que estavam acampados no interior da Assembleia Legislativa desocuparam o espaço. Na saída, foram ovacionados pelos demais que se encontravam na Praça. "Desocupamos e vamos denunciar o absurdo que ocorre na Ópera de Arame nesta tarde. O governador assumiu um caminho de ataque aos que prestam serviço para a população de conta com o apoio da maioria dos deputados, infelizmente”, disse o presidente da APP-Sindicato.

Publicidade


A ocupação teve início na tarde de terça, após servidores conseguirem entrar no prédio. Na ocasião, alguns servidores ficaram feridos e outros passaram mal.


Paralisação

Iniciada na segunda-feira (2), a greve dos trabalhadores da educação teve adesão 80% das escolas estaduais. Além da retirada dos projetos que alteram as regras da aposentadoria, os educadores também reivindicam a manutenção do Ensino Médio noturno e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade