Durante o período da Covid-19, criou-se um vácuo no aprendizado de muitas crianças no mundo inteiro e foi, a partir desse contexto pandêmico, que foi criado o projeto “Critinfância: Formação de professores para a educação da infância em tempos de travessia”, desenvolvido pela UEL (Universidade Estadual de Londrina).
O projeto é fruto de uma pesquisa de mais de 20 anos realizada pelo GEPEITC (Grupo de Estudos em Educação, Infância e Teoria Crítica). Com surgimento em 2020, o “Critinfância” busca formar novos docentes e reinventar a educação infantil por meio da Teoria Crítica, da Escola de Frankfurt.
A professora e idealizadora do projeto, Marta Furlan, 47, conta que o processo de criação do projeto surgiu da necessidade. “Na pandemia, quando a educação foi forçada a se adaptar, pensamos que era o momento de pegar toda aquela pesquisa e implantá-la.”
Leia mais:

Quase 80 professores de Londrina aprovados em concurso tomam posse

Mãe destaca desenvolvimento da filha com Down após projeto de natação da UEL

UEM anula fase de concurso para contratação de professor após irregularidades

Cursinho da UENP oferecerá aulas em bairros de Jacarezinho
A professora ainda reforça que, apesar do foco ser nos professores, não são para os docentes que o “Critinfância” age. “É pelas crianças. Elas merecem o melhor e mais crítico ensino que podemos oferecer”, relata. A formação dos professores é feita por meio de cursos, reuniões mensais, formações livres e continuadas, simpósios e eventos presenciais e a distância. O projeto trabalha o diálogo e interações entre os docentes sobre suas ideias e experiências com crianças e com o ensino. Há participantes em diversas cidades paranaenses, como Terra Boa, Terra Roxa, Lobato, Loanda, Paraíso do Norte e São Manoel do Paraná.
Natasha Yukari, 31, professora e participante do projeto desde o início fala sobre a importância do projeto. “Um dos objetivos da iniciativa é fazer com que a distância entre professores universitários e professores de educação básica não exista”, explica. “A partir do projeto, a ideia é construir uma empresa de formação para professores, com cursos específicos e atividades. Isso só é possível graças ao crescimento do projeto.”
Atualmente, o projeto tem reuniões mensais para a organização de um novo encontro, o VI Simpósio Nacional e III Simpósio Internacional da Infância, Educação e Crítica. O evento está marcado para acontecer de 6 a 10 de outubro deste ano, com palestrantes de todo o Brasil e até do mundo.
Leia também:
