Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Projeto Voleibol 21 de Outubro

Projeto da UEL oferece treinamento de voleibol para atletas de alto rendimento

Redação Bonde com AEN-PR
02 mai 2022 às 18:47
- O Perobal/UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UEL (Universidade Estadual de Londrina), por meio da Atlética 21 de Outubro, do Curso de Educação Física, a FEL (Fundação de Esportes de Londrina) e a Prefeitura Municipal, via Feipe (Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos), ofertam, desde 2020, o Projeto Voleibol 21 de Outubro, que oferece treinamento para atletas que desejam se tornar jogadores de alto rendimento.


Atualmente, mais de 30 atletas participam do projeto, que é coordenado pelo técnico Mateus Rodrigues de Carvalho Elias. Os treinos ocorrem diariamente na quadra do Cefe (Centro de Educação Física e Esporte) e os jogadores são divididos em cinco categorias: Sub-18, Sub-19, Sub-21, Universitário e Adulto. A categoria Universitário tem participantes masculinos e femininos e é tocada via Associação Atlética da UEL. Por meio de Edital, o projeto captou R$ 60 mil para a modalidade Adulto e R$ 90 mil para as modalidades para jovens. Os investimentos foram destinados à compra de equipamentos e viagens.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar de ter iniciado em 2020, os atletas ficaram sem treinar nas dependências da UEL durante dois anos, devido à pandemia e à suspensão das atividades do Cefe. Para além do retorno das atividades, Elias considera que o projeto funciona como uma “retenção de talentos” para o esporte na cidade. 

Leia mais:

Imagem de destaque
A partir das 17h

UEL: Cops divulga resultado do processo seletivo para vagas remanescentes nesta sexta

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking


“Esse tipo de projeto é mais comum em instituições particulares, que oferecem uma bolsa para o estudante. Se ele perde a bolsa, para de estudar e de jogar. Na universidade pública, é diferente, afinal o estudante tem a oportunidade de continuar estudando e jogando voleibol”, comenta. Como técnico, Elias já treinou estudantes de vários cursos, não só de Educação Física ou do curso de Esporte.

Publicidade

Alto rendimento

O Voleibol 21 de Outubro é um projeto voltado exclusivamente para atletas de alto rendimento. “Temos participantes no projeto disputando as principais competições paranaenses, que são o Paranaense Universitário e o Campeonato Paranaense de Vôlei. Não é um projeto para iniciantes, mas os participantes que não quiserem se profissionalizar ainda podem jogar nas categorias universitárias, disputar campeonatos, praticar por lazer”, destaca o técnico. 

Publicidade


Os atuais atletas foram selecionados por teste de vídeo e, depois, por uma prova prática. Neste ano, haverá uma nova seleção devido à entrada de novos estudantes.


Um dos jogadores do projeto veio de Faxinal, município distante 100 quilômetros de Londrina. Renan Silva de Paula, de 17 anos, está desde o ano passado no projeto e tornou-se o capitão da equipe Sub-19. “Quando entrei, foi em um período em que tinha praticamente abandonado o esporte, por conta da pandemia. Com a melhora da situação, pude voltar a treinar”, afirma.


Hoje, o jovem que joga desde os 12 anos não descarta investir na profissionalização, embora tenha outras ambições. “Quero prestar vestibular para Jornalismo, para trabalhar como jornalista esportivo”, conta.


Para os jogadores iniciantes, o Cefe oferece a Escolinha de Voleibol, destinada a alunos de até 15 anos. A partir dessa idade, o interessado deve participar de uma seleção para treinar.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade