Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Disque-Gramática

Projeto da UEL responde dúvidas das comunidades interna e externa sobre gramática

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 mai 2021 às 07:53
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde 1995, o projeto de extensão Disque-Gramática, ligado ao Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do CCH (Centro de Letras e Ciências Humanas) da UEL, tem respondido a milhares de dúvidas sobre a língua portuguesa, não apenas apresentadas pela comunidade universitária, mas de qualquer um em dúvida sobre ortografia, acentuação, regência, concordância, e tantos outros aspectos do idioma de Camões.


De acordo com a professora Cristina Simon, coordenadora do projeto, a crase é uma das campeãs das dúvidas. Hifenização, pontuação e vocabulário também são questionamentos frequentes. Em um âmbito mais complexo, aparecem perguntas sobre coesão, coerência e intertextualidade. Quanto ao público, a professora informa que é muito variado, indo desde alunos do ensino fundamental até revisores, jornalistas e pesquisadores que estão, por exemplo, produzindo um artigo para publicação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


E se por um lado, observa Simon, a procura por telefone era expressiva por pessoas de menor escolaridade, o atendimento por WhatsApp, mais recente, levou o Disque-Gramática para o mundo. A professora relata solicitações da Bahia, Maranhão e até de Miami. Na avaliação da coordenadora, o projeto conquistou grande credibilidade e respeito junto à comunidade, ao mesmo tempo em que projeta positivamente a imagem da UEL na sociedade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Saiba mais

Embratur terá 80 vagas em primeiro concurso após virar agência


Atuação

Publicidade


O projeto conta com a participação da professora Maria Isabel Borges e, no momento, com 11 estudantes do curso de Letras/Português da Universidade. A equipe faz revisão de pequenos textos (como um resumo ou uma carta comercial), estudos de norma culta, promove cursos de revisão gramatical e sobre aspectos linguístico-textuais, e tira dúvidas não apenas pelos canais próprios, mas também na grande imprensa.


Há 15 anos, o Disque-Gramática está no Fala Brasil, programa sobre a língua portuguesa que vai ao ar de segunda a sexta-feira, pela manhã, na rádio Paiquerê FM (91,7). Em janeiro do ano passado, estreou mais um programa – Paiquerê Letra e Música – que vai ao ar às quartas-feiras, às 15 horas, e aborda a língua a partir das canções brasileiras. Ano passado, foram 50 programas. Em janeiro foram reprisados alguns, e desde fevereiro têm sido transmitidos programas novos.


Confira os meios de contato com a equipe do Disque-Gramática

(43) 3371-4619 (Whatsapp business) e pelo e-mail [email protected]. Ou pelas redes sociais do projeto – Facebook ou Instagram.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade