Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Homeschooling

Projeto de ensino domiciliar prevê perda de direito em caso de reprovações

Paulo Saldaña - Folhapress
17 mai 2021 às 09:57
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A versão final do projeto de lei que regulamenta o ensino domiciliar no Brasil prevê alguns controles como a obrigação de seguir o currículo nacional, formação superior dos pais, avaliações anuais e a possibilidade de perda do direito em caso de reprovações.


O relatório que a deputada Luísa Canziani (PTB-PR) apresentou na sexta-feira (14) deve provocar debates em torno desses controles. Grupos conservadores ligados ao ensino domiciliar demandam menos amarras, o que tem sido apoiado nos bastidores pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Eles não querem a obrigação de diploma dos pais. Há chance de o texto ser alterado para prever um prazo de transição.

Leia mais:

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Saiba mais

Embratur terá 80 vagas em primeiro concurso após virar agência


Esses grupos também querem abrir a possibilidade para que o vínculo dos estudantes não seja obrigatoriamente com uma escola, como consta no relatório, mas com entidades -que têm interesse comercial na modalidade. É remota, no entanto, a chance dessa alteração.

Publicidade


O chamado homeschooling é a única prioridade legislativa do governo Jair Bolsonaro na área de educação neste ano, o que tem sido criticado por especialistas por conta da pouca relação com os grandes desafios da educação brasileira.


Trata-se de uma pauta histórica de grupos religiosos. Por isso, o governo quer, com a aprovação, dar um aceno à sua base de apoio guiada por princípios cristãos e ideológicos.

Publicidade


Há acordo para que o texto seja votado diretamente no plenário, ainda neste mês, sem passar pela comissão de Educação da Casa -onde os debates poderiam ser aprofundados.


Para construir o texto, a deputada fez uma série de debates e buscou especialistas do tema.

Publicidade


"Como é um texto muito equilibrado, tende a não agradar a oposição, que é contra, e também em alguns casos aqueles que praticam a modalidade mas não querem regulamentação com essas balizas e especificidades", diz Canziani.


O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu em 2018 que o ensino domiciliar não é inconstitucional. Mas sua oferta depende de regulamentação legislativa.

Publicidade


A versão final do projeto prevê que os estudantes estejam vinculados a uma escola, pública ou particular, e que haja respeito ao que é previsto na Base Nacional Comum Curricular (que define o que os alunos da educação básica devem aprender). Os estudantes dessa modalidade deverão passar por avaliação anual.


Se o aluno reprovar em dois anos consecutivos, ou em três não consecutivos, a família perderá esse direito. Militantes da modalidade também não queriam essa previsão.

Publicidade


No caso da avaliação, a periodicidade anual vale para o ensino fundamental e médio (dos 6 aos 17 anos). Na educação pré-escolar (de 0 a 5 anos), há previsão de avaliação qualitativa em relatórios bimestrais. A escola ainda deve acompanhar o desenvolvimentos dos estudantes e promover encontros semestrais.


Um dos pais ou responsáveis terão que ter ensino superior completo. Mas há abertura para a atuação de preceptores -há receio por parte de especialistas de que essa autorização viabilize a oferta de uma educação sectária. Esse preceptor precisa comprovar habilitação para a docência.

O projeto também exige que os pais ou responsáveis legais apresentem certidões de antecedentes criminais.
O texto altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o Estatuto da Criança do Adolescente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade