Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Historiografia da cidade

Projeto de extensão da UEL incentiva a construção de memórias nas periferias de Londrina

Redação Bonde com Agência UEL
25 jun 2021 às 16:40
- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A história de uma cidade é construída por seus habitantes, sejam eles de quais regiões forem – centro, zona rural ou da mais recôndita periferia. O Projeto de Extensão "Periferia Conta Sua História”, realizado pelo Departamento de História, do CCH (Centro de Letras e Ciências Humanas) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) em parceria com as secretarias municipais de Cultura e Educação, visa disseminar a ideia de que os habitantes comuns, crianças, jovens e adultos dos bairros da cidade, podem ser agentes na construção de uma memória e na afirmação de uma identidade londrinense. Ou seja, de que a história que se constrói não é somente a que se ensina nas escolas, mas as que se faz no cotidiano.


O projeto é coordenado pela professora do Departamento de História Regina Allegro, junto das professoras da rede pública municipal Meire Lopes e Eliane Candotti. É dirigido principalmente a professores de História e Geografia da rede pública (ensinos Fundamental, Médio e EJA), mas é aberto a qualquer interessado. Participam estudantes de diversos cursos de graduação da Universidade, como Arquitetura e Letras, e também moradores de bairros periféricos de Londrina que não têm ligação com a área da docência. O projeto é financiado pelo Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), da Prefeitura de Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Allegro, o projeto entra em uma nova fase, após ser adaptado de outro antigo projeto: Contação de Histórias no Norte do Paraná. "O projeto está em sua fase inicial e conta com uma parceria com o projeto Conhecer Londrina Digital, que promove visitações online aos pontos turísticos municipais”, ressalta. O Conhecer Londrina Digital é um desdobramento do projeto Conhecer Londrina, ativo desde a década de 1980. "Com a pandemia, essas ações de visitações ficaram restritas, então a parceria contribui muito”, ressalta Regina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta

Imagem de destaque
Incentivo para alunos de baixa renda

Lula anuncia inclusão de 1,2 milhão de alunos no Pé-de-Meia


Memórias locais - Diante do ensino de História, muitos estudantes das redes de ensino Fundamental e Médio tendem a não se sentirem atores da história local. Segundo Eliane, as experiências do projeto até hoje levam a crer que a forma com que esses estudantes é impactada pelo ensino influencia nessa sensação de falta de pertencimento. "Os estudantes percebem que a memória é uma construção. Eles conseguem saber, por exemplo, que as memórias das avós ou avôs contam histórias que não se encontram em outro lugar senão no convívio familiar”, comenta a pesquisadora.

Publicidade


Para estimular os estudantes, o projeto se divide em oficinas online sobre temas e metodologias de estudo da memória: fotografia, entrevista, depoimento, educação patrimonial, história da cidade, leitura de mapas e outros temas. "Tratamos dos temas de uma forma introdutória, mas é possível observar que eles compreendem que a identidade e memória do seu bairro e região são construídos e que eles podem agir nesse sentido”.


Aprendizado essencial - Larissa Chicareli é professora da rede pública em Londrina, no Colégio Helvio Esteves, no Jardim Belle Ville, Zona Norte da cidade, e em Cambé, no Caic – Cecília Meirelles. É uma entusiasta do projeto e já consegue observar vários resultados positivos no contato com os estudantes. "Sou formada em História pela UEL e o projeto ajuda muito a ter acesso a muitas fontes, que são a base do trabalho do historiador”, ressalta.


Muitos estudantes de periferia, segundo Larissa, sentem alguma resistência em pensar cultura local como algo acessível e próximo. "Muitos não vão ao Museu Histórico de Londrina, por exemplo, porque acham que tem que pagar. Quando trabalhamos com memória local, notamos que há um interesse por saber sobre o seu bairro, sua rua, sua localidade”, comenta.

A historiadora lembra de um episódio interessante nesse sentido: o estudo da mudança do nome do bairro Belle Ville. A região, antes chamada Alphaville, precisou mudar de nome, pois já há um complexo residencial de mesmo nome na cidade. "Tanto o bairro como a escola são recentes, então trabalhamos isso em sala, o motivo de mudar e tudo. Eles se interessam pelas questões quando expostas de uma forma interessante”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade