Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Quer ajuda com o vestibular?

Projeto incentiva jovens de escolas públicas a entrar em universidades

Redação Bonde com Folhapress
25 fev 2021 às 15:52
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sob olhares inquisidores de estudantes de uma escola estadual no interior paulista, um aluno da USP (Universidade de São Paulo) diz que a universidade pública é para eles. "Eu moro na quebrada e estudo na universidade mais elitista do país. Vocês também podem". Ele gagueja, mas traz firmeza no incentivo.


Nascia ali, em 2017, o Salvaguarda, programa idealizado por Vinicius de Andrade, 25, que estuda na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP. O projeto apoia a escolha profissional de jovens por meio de motivação, conteúdo e informação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Alunos da rede pública podem se inscrever no Salvaguarda até o dia 28 de fevereiro, por meio deste link.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


Para Vinícius, a principal barreira de entrada de jovens de escolas públicas em universidades é a falta de informação. "É comum que eles não saibam como ingressar, como se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio ou as bolsas oferecidas", explica.

Publicidade


Com a ajuda de voluntários, ele mapeou 154 universidades públicas gratuitas e agrupou diversas informações: história da universidade, cursos, formas de ingresso, localização dos câmpus, programas de bolsas, ações afirmativas e contatos.
"Nenhum site do governo faz isso, as opções não são claras", comenta Vinícius. Foram seis meses para compilar todos os dados, que são disponibilizados aos participantes do projeto.


No Salvaguarda, o aluno tem acesso a um corretor voluntário de redação, um tutor para ajudar a organizar os estudos, grupos de monitoria, atendimento psicológico e contatos de profissionais formados pelas universidades públicas.

Publicidade


"Onde um jovem de periferia encontraria um médico para conversar sobre a profissão?", questiona Vinícius. Na rede de contatos há profissionais espalhados pelo Brasil dispostos a orientá-los sobre carreira e faculdade.


Um dos olhares desconfiados que Vinicius recebeu em sala de aula foi o da estudante Letícia Zanchetta, 19. Em seus últimos anos escolares, ela se dizia acostumada a ouvir broncas de seus professores. "Não tinha incentivo, o estresse deles se transformava em punição", conta.

Publicidade


O acolhimento veio com o Salvaguarda. No projeto, Letícia frequentou "aulões" gratuitos com professores de renome, teve redações corrigidas por voluntários e visitou a Universidade de São Paulo. "Pegávamos o ônibus às 4h da manhã, conhecíamos a universidade e depois ainda almoçávamos no famoso bandejão".


Decidida a ser professora, em 2020 Letícia passou em Letras na Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, e conseguiu bolsa em um programa de iniciação à docência. "O Salvaguarda tira da passividade e nos instiga a arriscar", diz.

Publicidade


Com a pandemia em curso, o projeto se adaptou ao virtual. Eram 40 escolas beneficiadas na região de Ribeirão Preto e, em 2020, o Salvaguarda se abriu para outros estados. "Temos voluntários em todas as universidades públicas do país e capacidade para auxiliar mais de 25 mil alunos", afirma Vinicius.


O esforço para liderar o projeto rendeu uma parada em seus próprios estudos. "Fiz uma aposta na vida ao me dedicar ao Salvaguarda e precisei abrir mão de algumas coisas", conta Vinícius. "Peguei algumas 'DPs' [dependências], mas vou formar".
Como o projeto é totalmente voluntário, capitaneado por ele e pela colega Hariff Barbosa, o estudante chegou a pedir dinheiro emprestado para se manter. Ele pretende tornar o Salvaguarda sustentável nos próximos anos.


"Estou no caminho para um negócio social, cobrindo uma deficiência do estado. Quero lançar um aplicativo com versão paga que possa manter o programa".

A demanda por parte dos estudantes existe, como explica Letícia, que trocou o olhar desconfiado por um sorriso contido: "O Vinícius passou pelas mesmas dificuldades que eu. O apoio pedagógico e psicológico fez toda a diferença para eu estar aqui hoje".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade