Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Inscrições começam dia 30!

Prova digital do Enem 2021 terá 101 mil vagas

Redação Bonde com Agência Educa Mais Brasil
02 jun 2021 às 14:16
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A prova digital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 vai ter novidades nesta edição. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou, nesta terça-feira (1), que 101.100 vagas estarão disponíveis exclusivamente para essa versão do exame. Além disso, dentre as mudanças estão prova ampliada, prova superampliada, prova com contraste e locais de prova com acessibilidade para pessoas com deficiência.


Conforme o MEC, para garantir o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19, o Inep e o consórcio aplicador das provas estão monitorando os locais de realização do exame e estudam ampliar o número de municípios onde o exame é realizado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nesta edição, tanto o Enem Digital quanto o Enem tradicional serão aplicados no mesmo dia, conforme afirmou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, pelo Twitter. As inscrições ocorrerão entre 30 de junho e 14 de julho de 2021.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo

Imagem de destaque
Parentes

Bonobos, os 'macacos hippies', podem ser menos mansos do que se pensava


As provas do Enem 2021 para as versões digital e impressa serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, segundo o MEC.

Publicidade


A realização do Enem em 2021 esteve em meio a uma polêmica, cujos documentos internos indicavam que a avaliação estava marcada para 16 e 23 de janeiro de 2022. No entanto, o ministro se pronunciou afirmando que eram apenas "conversas de bastidores".


Com as novas datas confirmadas, especialistas familiarizados com o processo do Enem, segundo o G1, afirmam que o cronograma está apertado e demandará esforço para ser cumprido.

Publicidade


Para efeito de comparação, o Enem 2020, que teve previsão para ser aplicado em novembro do mesmo ano, teve seu edital publicado no "Diário Oficial da União" em 22 de abril, e as inscrições ocorreram de 11 a 22 de maio. Em 2021, as inscrições ainda não começaram e devem encerrar em julho.


Para o cumprimento do cronograma, o processo gráfico de impressão e distribuição das provas do Enem 2021 também precisa ser acelerado para garantir a aplicação das provas no tempo previsto, conforme sinalizam os especialistas.


A edição passada do exame teve diversos problemas como o adiamento da aplicação das provas devido à pandemia, salas lotadas, alunos impedidos de fazer a prova para que fosse possível manter o distanciamento social, e suspensão da aplicação no Amazonas e cidades de Rondônia, devido à pandemia.

Como consequência, houve ausência recorde de estudantes inscritos na edição passada, em que 5,7 milhões de candidatos estavam confirmados para fazer a prova do Enem, mas mais da metade (55,3%) não compareceu.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade