Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Data definida

Provas do Instituto Água e Terra são marcadas para o próximo 1º de agosto

Redação Bonde com AEN-PR
02 jul 2021 às 10:41
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As provas do concurso público do IAT (Instituto Água e Terra) serão realizadas no dia 1º de agosto de 2021. São ofertadas 130 vagas para profissionais que irão compor o quadro técnico do órgão, em todo o Paraná.


O concurso público estava previsto para março de 2020, mas foi prorrogado devido à pandemia do coronavírus. O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, lembra que não ocorre contratação de servidores concursados há mais de 30 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O órgão ambiental vem sofrendo uma defasagem de profissionais, pois muitos já se aposentaram. Precisamos dar continuidade às diretrizes de proteção, preservação e gestão ambiental, de forma associada ao Plano de Governo vigente”, afirma Nunes.

Leia mais:

Imagem de destaque
AULAS GRATUITAS

EJA: CCI Leste está com inscrições abertas para idosos acima de 60 anos em Londrina

Imagem de destaque
JARDIM BANDEIRANTES

Londrina: EJA tem matrículas abertas no CCI Oeste para idosos acima de 60 anos

Imagem de destaque
Prova em maio

Vestibular 2024.2 da UTFPR oferta 4.219 vagas em 106 cursos; inscrições começam em 26 de fevereiro

Imagem de destaque
Confira!

Concurso da prefeitura de Londrina divulga cargos e banca organizadora


O secretário observa, ainda, que em 2019 houve uma reestruturação das atividades ambientais com a criação da atual Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e do IAT. "Unimos em um único órgão todos os institutos e entidades que têm atividades ligadas ao meio ambiente.”

Publicidade


O Instituto Água e Terra, antigo Instituto Ambiental do Paraná, incorporou os extintos Instituto de Terras, Cartografia e Geologia e o Instituto das Águas do Paraná.


Atuação: As atividades do IAT estão divididas em cinco diretorias: licenciamento e outorga; patrimônio natural; saneamento ambiental e recursos hídricos; gestão territorial, e administrativa e financeira.

Publicidade


Concurso: As provas serão realizadas nas cidades de Cascavel, Curitiba e Maringá. As informações do cartão de convocação e as orientações e prevenção ao coronavírus estarão disponíveis no dia 23 de julho no site do IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação), através do edital de convocação.


"Os novos profissionais vão atender às necessidades do Instituto principalmente em relação ao licenciamento, monitoramento, fiscalização e outorga de uso da água. São grandes demandas da população, em especial do setor produtivo”, afirma o diretor-presidente do IAT, Everton Souza. "Os profissionais irão garantir a nossa política de dar a velocidade devida para que os processos possam ter um andamento célere e seguro”.

Publicidade


As vagas disponíveis são para cargos de técnico de manejo e meio ambiente (26), engenheiro químico (19), engenheiro florestal (16), engenheiro agrônomo (20), geólogo (8), biólogo (8), químico (5), engenheiro civil (17), sociólogo (1), geógrafo (3), engenheiro cartográfico (4), arquiteto (2) e médico veterinário (1).


A remuneração vai de R$ 1.554,33 e R$ 3.730,42, mais as bonificações.

Publicidade


Defasagem: Ao longo de 30 anos, desde o último concurso público do órgão ambiental estadual, muitos servidores deixaram as funções pelos mais diversos motivos: aposentadorias, falecimentos, exonerações, demissões, realocações. A situação se agravou em virtude da pandemia da Covid-19.


Isso levou à situação de teletrabalho os profissionais com mais de 60 anos, doenças crônicas e problemas respiratórios. Também foram dispensados todos os estagiários da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Estado do Paraná.

Por este motivo, o Concurso Público (Edital SEAP nº 29/2020) foi adiado e retomado nesta semana.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade