A UEL (Universidade Estadual de Londrina), por meio da Prograd (Pró-Reitoria de Graduação), orienta que seus estudantes fiquem atentos ao prazo de renovação das matrículas, que tem início nesta terça-feira (2) e se estende até às 23h59 do dia 2 de junho.
Nesta oportunidade, os cerca de 13 mil alunos de graduação da UEL também poderão responder a um questionário, que tem o objetivo de apurar de forma mais aprofundada quais fatores podem desencadear a desistência dos estudantes nesta etapa da trajetória acadêmica.
A renovação das matrículas não tem custo e deve ser realizada no Portal do Estudante de Graduação. É neste momento, diz a pró-reitora de Graduação da UEL, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho, que os estudantes renovam o seu compromisso com a Universidade.
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Projeto da UEL com materiais biodegradáveis é contemplado em edital da Finep
UEL publica informativo que mostra seu papel no desenvolvimento de Londrina
A renovação das matrículas é obrigatória para todos os estudantes de graduação regularmente matriculados, incluindo os prováveis formandos e os que se encontram em situação de trancamento de curso e desejam retornar no próximo período letivo. Já os estudantes que se encontram na situação de desistentes devem realizar a rematrícula caso queiram retomar os estudos.
Mapeamento
Ao acessarem o Portal do Estudante de Graduação ao longo deste período, os graduandos da UEL terão acesso a um questionário contendo perguntas importantes e que podem fundamentar a elaboração de políticas ou ações voltadas ao incentivo à permanência estudantil.
“O objetivo é saber quais motivos poderiam ser geradores da desistência. Se são de ordem financeira, saúde na família, dificuldades de transporte, horários do curso, algum problema de relação interpessoal”, exemplifica. “Já existem muitas pesquisas neste sentido, mas queremos aprofundar ainda mais e saber quais são estes motivos que poderiam ser geradores da desistência”, explica a pró-reitora.
O questionário leva cerca de três minutos para ser respondido e as respostas são sigilosas. A iniciativa é da Prograd; da ProPPG (Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Sociedade), da Proplan (Pró-Reitoria Planejamento) e setores como o Sebec (Serviço de Bem-estar à Comunidade), Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) e Prope (Programa de Apoio à Permanência).