Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia Nacional

Retomada das aulas da Educação Infantil requer mais atenção

Agência Educa Mais Brasil
25 ago 2020 às 16:20
- Agência Educa Mais Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A educação infantil, responsável por iniciar a etapa de construção do conhecimento escolar na primeira infância, tem como marca o desenvolvimento neural dos pequenos, período esse em que se aprende a lidar com emoções e se relacionar com o próximo. Nessa etapa também se desenvolve as funções cognitivas.


Brincar, tocar, abraçar e compartilhar são ações ensinadas desde cedo às crianças, mas que, por questões de segurança, precisaram ser suspensas temporariamente em razão da prevenção à Covid-19. Embora exista uma falsa sensação de que na escola a criança só brinque, é neste ambiente que ela ganha habilidades que serão úteis por toda a vida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para a diretora do Colégio Essere, Priscila Raso, o retorno às aulas presenciais para os alunos da educação infantil é diferente dos ensinos fundamental e médio e das faculdades, em que os estudantes retomam as matérias. Nos alunos menores o processo é mais delicado pois envolve o emocional das crianças. Nesse sentido, esse público precisa manter as atividades em casa por mais tempo. No entanto, a diretora também avalia sobre a importância de se manter o vínculo escolar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vão até dia 26

Jogos Escolares de Londrina são antecipados e competições começam na segunda-feira (8)

Imagem de destaque
Enem dos concursos

Concurso Nacional Unificado tem horário de provas divulgado

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Exército abre concurso público com 163 vagas na área da saúde

Imagem de destaque
Tempo indeterminado

Servidores federais de educação iniciam greve na quarta-feira


"Os pais deveriam aproveitar todo estímulo que a escola está oferecendo, mesmo remotamente. Se eles realizam as atividades que encaminhamos, está desenvolvendo habilidades cognitivas e socioemocionais, de forma criativa e inovadora. E o contato com as tias e professoras (on-line) ajuda a manter o vínculo deles”, reforça a educadora.

Publicidade


De acordo com Priscila, logo as crianças precisarão voltar às atividades e à escola. Por isso, manter esse vínculo com a instituição, colegas e professores, mesmo remotamente, é importante para, no retorno, não precisar começar a adaptação do início.


"Nas aulas remotas, as crianças estão recebendo todo estímulo necessário ao desenvolvimento. Lembrando, que o desenvolvimento das habilidades de função executiva começa, justamente, na primeira infância. Todos esses momentos para o estímulo das habilidades, auxiliarão nas questões pedagógicas de retorno dos pequenos à escola”, justifica.

Para a educadora, o desafio para os profissionais da educação que lidam com o público infantil vai ser trabalhar a questão emocional na volta às aulas. Por isso, manter o vínculo da criança com a escola durante o isolamento social é importante. "Esse período mexeu muito com a saúde mental das crianças”, pontua.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade