O segundo dia de provas da 2ª fase do Vestibular 2019 da UEL registrou a abstenção de 492 estudantes, o equivalente 5,98% dos 8.224 estudantes que passaram para esta etapa. No domingo (2), a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) registrou 471 ausentes. Hoje, outros 21 candidatos deixaram de comparecer para a Prova Discursiva de Conhecimentos Específicos, que contém 12 questões discursivas sobre Artes, Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa/Literaturas em Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.
De acordo com Sandra de Oliveira Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), esta prova é o grande referencial do Vestibular da UEL, na qual o estudante precisa demonstrar o conhecimento necessário. A principal preocupação na elaboração das questões é que o aluno do Ensino Médio consiga realizá-la. "Ela está bem elaborada e tem um peso muito importante para a seleção. Além disso, mostra o nosso diferencial dos outros vestibulares", afirma.
Nesta terça-feira (4), a partir das 17 horas, as Expectativas de Respostas serão disponibilizadas no site da COPS (www.cops.uel.br). A coordenadora ainda lembra que os candidatos têm até as 20 horas de amanhã para entrar com recurso para as questões das provas da 2ª fase do Vestibular da UEL.
Leia mais:
Após prorrogação do MEC, inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Paraná inicia entrega de kits de materiais que atenderão alunos da rede estadual em 2025
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
3º dia
Para a maioria dos candidatos a prova termina hoje, porém nesta terça-feira (4), ainda serão aplicadas as Provas de Habilidades Específicas (PHE) para 650 candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. Os estudantes deverão comparecer à UEL nos dois períodos. As provas serão realizadas das 8 às 11 horas e das 14 às 18 horas, em 22 salas no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU).
Esta prova tem o objetivo de mensurar a habilidade do candidato para atividades específicas desenvolvidas nestas graduações. Candidatos ao curso de Artes, por exemplo, necessitam ter noções de perspectiva, escala e desenho.
Resultado
Este ano a Universidade oferece 2.521 vagas em 51 cursos de graduação e outras 564 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), totalizando 3.085 vagas. O resultado do Vestibular será publicado no dia 18 de janeiro, ao meio dia, no site da Cops.